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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-18072016-081932
Document
Author
Full name
Mauricio Lima Ferreira
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Supervisor
Committee
Dias, Eduardo Mario (President)
Almeida, José Luiz Antunes de
Pereira, Sergio Luiz
Title in Portuguese
Automação de metodologia para avaliação da demanda de passageiros para transportes públicos na mobilidade urbana por meio da tecnologia RFID.
Keywords in Portuguese
Cidades inteligentes
Identificação por radiofrequência
Mobilidade urbana
Pesquisas de transporte
Planejamento de transporte
Sistemas inteligentes de transporte
Abstract in Portuguese
Esta dissertação propõe um modelo tecnológico de automação para realização de pesquisas no setor do transporte público, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da coleta de dados, avaliação e manutenção da qualidade dos serviços prestados à população. O trabalho justifica-se pela necessidade de superação de lacunas existentes para obtenção de informações, o que repercute na gestão do sistema de transporte público como um todo. Devido à relevância crescente do tema da mobilidade urbana e os impactos que provoca na qualidade de vida das pessoas, o objeto de estudo escolhido foram os deslocamentos dos passageiros por meio do uso de ônibus na cidade de São Paulo. O modelo proposto integra a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID - Radio Frequency IDentification), em cartões inteligentes, utilizados atualmente para pagar a tarifa, com tecnologias de rastreamento da frota, que, por meio de GPS (Global Position Systems), fornecem informações sobre os locais de circulação dos ônibus. Os resultados obtidos mostram que esta integração pode resolver os problemas da falta de precisão no levantamento de dados sobre os locais onde são iniciadas e finalizadas as viagens de passageiros, bem como tornar sistemáticos os levantamentos de tais dados, sem necessidade de pesquisas manuais, o que representa economia de recursos. Constitui uma proposta inovadora com grande utilidade para ampliar as condições que favorecem a mobilidade urbana e é convergente no desenvolvimento de cidades inteligentes.
Title in English
Automation metodology for evaluation of passenger demand for urban public transport in urban mobility through RFID technology.
Keywords in English
Intelligent Transportation Systems
Public transportation passengers
Radio Frequency Identification
Smart cities
Transport surveys
Transportation planning
Urban mobility
Abstract in English
This dissertation proposes a technological model for automation for conducting surveys in the public transport sector, in order to contribute to the improvement of data collection, evaluation and maintenance of quality of services rendered to the population. The work is justified by the need to overcome gaps for obtaining information, which affects the management of the public transport system as a whole. Due to the increasing relevance of the issue of urban mobility and its impact on quality of life, the chosen object of study were the passenger movements through the bus use in the city of São Paulo. The proposed model integrates the radio frequency identification technology - RFID, on smart cards currently used to pay the fare, with fleet tracking technologies, which, through GPS (Global Position Systems), provide information on the bus traffic locations. The results show that this integration can solve the problems of lack of precision in data about where passenger trips are initiated and completed as well as make systematic withdrawals of such data without the need for manual searches, saving features. It is an innovative proposal with great use to expand the conditions that improve urban mobility and is convergent to the development of smart cities.
 
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Publishing Date
2016-07-18
 
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