• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2014.tde-16112015-151841
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Maia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Gouvea, Marcos Roberto (Presidente)
Almeida, Carlos Frederico Meschini
Oliveira, Carlos César Barioni de
Título em português
Alocação de dispositivos de proteção em redes de distribuição primária de energia.
Palavras-chave em português
Dispositivos de proteção
Investimentos e manutenção
Planejamento
Proteção otimizada
Rede de distribuição
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma metodologia de alocação de dispositivos de proteção e manobra ao longo de alimentadores primários de um sistema de distribuição de energia elétrica, de forma a otimizar a quantidade de consumidores afetados e da energia média não distribuída, na ocorrência de desligamentos provocados por uma falha. Na alocação dos dispositivos, utiliza-se um algoritmo matemático que considera vários parâmetros envolvidos no fenômeno, que explicam o mérito de cada alternativa possível, ponderando as variações de benefício. Além de indicar os locais adequados para instalação dos dispositivos de proteção e manobra, a metodologia proposta permite a elaboração de regras para auxiliar a priorização de ações de manutenção e para otimizar os investimentos em alimentadores. Outro resultado da pesquisa é a relocação de dispositivos de proteção e manobra existentes em alimentadores, considerando o seu reposicionamento para melhorar o desempenho em face de faltas que provocam interrupções e portanto diminuindo os indicadores FEC frequência média de interrupção de fornecimento e a END pela energia média não distribuída.Com o objetivo de comprovar a eficácia da metodologia proposta, desenvolveu-se uma ferramenta para sua operacionalização e posterior aplicação com sucesso, em um Estudo de Caso real de uma Concessionária brasileira.
Título em inglês
Allocation of protecting devices energy primary distribution network.
Palavras-chave em inglês
Distribution networks
Optimum protection
Planning. Investment and maintenance
Protective devices
Resumo em inglês
This paper presents a methodology for allocation of protection and switching devices along primary feeders of a system for electricity distribution in order to optimize both the number of affected consumers and the average amount of energy that is not supplied, in case of interruptions caused by a failure. For the allocation of the devices it is used a mathematical algorithm that considers various parameters involved in the phenomenon, explaining the relevance of each possible alternative and pondering benefit variations. Besides indicating the adequate places to install the protection and switching devices, the proposed methodology allows elaborating roles that help taking prior actions to maintain and optimize the investments in feeders. Other aspect of the research is the relocation of protection and switching devices that exist in the feeders, considering their replacing in order to enhance the performance in the occurrence of failures that cause interruptions and so, reducing the FEC indicators supplying interruption medium frequency and the END (Energy not supplied). Aiming to prove the effectiveness of the proposed methodology, it was developed a tool for its operation and subsequent successful application in a study case, that represents a real situation of a Brazilian electrical power retailer company.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-11-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.