• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-06122010-102137
Document
Author
Full name
Domingos Bernardo Gomes Santos
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2010
Supervisor
Committee
Santos, Josemir Coelho (President)
Mugnaini, Rogério
Pessôa, Marcelo Schneck de Paula
Title in Portuguese
Aplicação de ferramentas computacionais à gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa.
Keywords in Portuguese
Gestão do conhecimento
Pesquisa científica
Tecnologia da informação
Abstract in Portuguese
A introdução das tecnologias da informação aos processos da gestão do conhecimento e da comunicação científica podem trazer diversas melhorias a produção do conhecimento. Nessa linha, observa-se através deste trabalho, que a implantação de práticas de gestão do conhecimento científico nos laboratórios e grupos de pesquisa acadêmicos podem trazer diversos benefícios e contribuições para a produção e divulgação do conhecimento científico. Evidencia-se para o autor a grande importância da introdução de regras e políticas que possam nortear os processos de produção do conhecimento e comunicação científica. Verifica-se que é cada vez mais frequente a presença das novas tecnologias da informação, denominadas como modelos alternativos para a comunicação científica, tais como portais em bibliotecas digitais e, recentemente, repositórios digitais, para fins didáticos, institucionais ou temáticos no meio acadêmico. A partir disso, estabeleceu-se como objetivo deste trabalho, apresentar uma reflexão a respeito de como a gestão do conhecimento e os programas para computador podem atuar como modelos alternativos, proporcionando melhorias na produção e na comunicação do conhecimento científico. Este trabalho apresenta também um experimento acadêmico, realizado através da implementação de dois programas de computador, um repositório digital, utilizado para armazenar conteúdos provenientes de atividades realizadas em laboratório de pesquisa, e uma ferramenta que permite aos pesquisadores manipularem o repositório digital, ambos em conformidade com a especificação JSR170. O experimento acadêmico demonstrou algumas das diversas possibilidades para a condução de novos estudos e pesquisas voltadas para o desenvolvimento de ambientes virtuais que possam não apenas auxiliar a produção científica, mas que possam também agregar informações de todos os esforços realizados nos laboratórios e grupos de pesquisa. A introdução das tecnologias da informação aos processos da gestão do conhecimento e da comunicação científica podem trazer diversas melhorias a produção do conhecimento. Nessa linha, observa-se através deste trabalho, que a implantação de práticas de gestão do conhecimento científico nos laboratórios e grupos de pesquisa acadêmicos podem trazer diversos benefícios e contribuições para a produção e divulgação do conhecimento científico. Evidencia-se para o autor a grande importância da introdução de regras e políticas que possam nortear os processos de produção do conhecimento e comunicação científica. Verifica-se que é cada vez mais frequente a presença das novas tecnologias da informação, denominadas como modelos alternativos para a comunicação científica, tais como portais em bibliotecas digitais e, recentemente, repositórios digitais, para fins didáticos, institucionais ou temáticos no meio acadêmico. A partir disso, estabeleceu-se como objetivo deste trabalho, apresentar uma reflexão a respeito de como a gestão do conhecimento e os programas para computador podem atuar como modelos alternativos, proporcionando melhorias na produção e na comunicação do conhecimento científico. Este trabalho apresenta também um experimento acadêmico, realizado através da implementação de dois programas de computador, um repositório digital, utilizado para armazenar conteúdos provenientes de atividades realizadas em laboratório de pesquisa, e uma ferramenta que permite aos pesquisadores manipularem o repositório digital, ambos em conformidade com a especificação JSR170. O experimento acadêmico demonstrou algumas das diversas possibilidades para a condução de novos estudos e pesquisas voltadas para o desenvolvimento de ambientes virtuais que possam não apenas auxiliar a produção científica, mas que possam também agregar informações de todos os esforços realizados nos laboratórios e grupos de pesquisa.
Title in English
Application of computational tools for knowledge management in scientific research groups.
Keywords in English
Information technology
Knowledge management
Scientific research
Abstract in English
The introduction of information technologies to management of knowledge and scientific communication processes the can bring many improvements to knowledge production. It is observed through this work that application of practices of knowledge management in scientific laboratories and academic research groups can bring several benefits and contributions to the production and dissemination of scientific knowledge. It is evident to the author the great importance of introduction of rules and policies that can guide knowledge production and scientific communication processes. It observed as increasingly common the presence of new information technologies, known as alternative models for scientific communication, such as web portals for digital libraries and, recently, digital repositories, for didactic, institutional or thematic purposes in academic environment. Therefore, it was established as a goal for this work, to present a reflection on how knowledge management and computer programs can act as alternative models, providing improvements in production and communication of scientific knowledge. This work also presents an academic experiment, conducted through the implementation of two computer programs, a digital repository used to store content from activities performed in a research laboratory, and a tool that allows researchers to manipulate the digital repository, both compliant to specification JSR-170. The experiment demonstrates some of the many possibilities to conduct new studies and researches aiming development of virtual environments that can help not only scientific activities, but can also allow aggregate information from all the efforts performed in laboratories and research groups.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2011-01-14
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.