• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-02052006-201922
Documento
Autor
Nombre completo
Douglas Ricardo Slaughter Nyimi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Grimoni, Jose Aquiles Baesso (Presidente)
Bermann, Celio
Reis, Lineu Belico dos
Título en portugués
O paradigma complexo: a energia e a educação.
Palabras clave en portugués
complexidade
desenvolvimento sustentável
ecologia
educação
energia
sistemas
Resumen en portugués
Atualmente, a Energia com valor econômico, tecnológico, social e ambiental, tem sido abordada de forma essencialmente reducionista. Ou seja, separando-a de seu contexto, subdividindo-a em partes e isolando cada uma destas. Separaram-se as demandas econômicas das demandas da natureza, disto decorreram diversos problemas ambientais. A abordagem reducionista ultrapassa o domínio energético e afeta a sociedade moderna de forma geral. No começo do século XX, o pensamento científico reducionista começou a ruir com diversas descobertas ocorridas, em especial, as da Física Moderna e emergiu com grande força um novo paradigma. Chamado de sistêmico ou complexo, este paradigma surge não apenas por questões teóricas, mas, sobretudo, por questões práticas. Este trabalho tratará de examinar a questão da Energia de um enfoque complexo. Assim, será mostrada uma nova abordagem para as interações da Energia com a Biosfera, a esfera social e a esfera econômica. Assim é possível avaliar melhor as questões tecnológicas, econômicas, sociais, ambientais e políticas. A transmissão desse novo paradigma se daria, em boa parte, através da Educação. No trabalho se dará um exemplo aplicado a uma disciplina de graduação do ciclo básico do curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: PEA 2200 - Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Título en inglés
The complex paradigm: energy and education.
Palabras clave en inglés
complexity
ecology
education
energy
sustainable development
systems
Resumen en inglés
Currently, the Energy, with economic, technological, social and environmental value, has been studied through an essentially reductionist form. In other words, separating it from its context, subdividing it into parts and isolating each one of them. The economic demands were separated from the demands of nature, and from this environmental problems have elapsed. The reductionist approach overcomes the energetic domain and affects the modern society in general. In the beginning of the XX century, the reductionist scientific thought started to collapse mainly with the discoveries of Modern Physics and a new paradigm emerged with great force. Called systemic or complex, this paradigm is born not just because of theoretical aspects but, above all, because of practical aspects. This work examines the aspect of Energy in a complex approach. With this, a new approach for the interactions of Energy with the biosphere, the social sphere and the economical sphere, will be shown. With this it is possible to evaluate the technological, economical and political aspects better. The new paradigm can be transmitted, mainly, through Education. The following study applies this new concept in one of the basic subjects in the Electrical Engineering course of the Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: PEA 2200 - Energy, Environment and Sustainability.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TEXTO_revisado1.pdf (958.31 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-05-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.