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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2002.tde-18092002-082918
Documento
Autor
Nome completo
André Horácio Camargo Carezia
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Gerken, Max (Presidente)
Burt, Phillip Mark Seymour
Meloni, Luis Geraldo Pedroso
Título em português
Redução adaptativa de eco e de ruído para terminais viva-voz.
Palavras-chave em português
algoritmos adaptativos
cancelamento de eco acústico
supressão de ruído para sinais de voz
Resumo em português
Há um grande interesse hoje em desenvolver terminais viva-voz que permitam aos participantes de uma conversa à distância contarem com um bom grau de naturalidade e inteligibilidade. O objetivo deste trabalho é apresentar solução para dois impedimentos que surgem quando se deseja projetar um terminal viva-voz para ser utilizado em automóveis: o eco acústico resultante do acoplamento entre microfone e alto-falante do terminal; e o ruído ambiente produzido por exemplo pelo vento, pneus e motor do veículo. A solução proposta envolve o uso de filtros adaptativos e alterações no espectro do sinal de voz para minimizar os problemas mencionados. Os aspectos teóricos são abordados de forma breve, sem deixar no entanto que nenhum detalhe importante fique de fora. Uma implementação prática e eficiente em processador digital de sinais é um dos destaques do trabalho.
Título em inglês
Speech enhancement and acoustic echo cancellation for hands-free sets.
Palavras-chave em inglês
acoustic echo cancellation
adaptive filters
speech enhancement
Resumo em inglês
There is currently great motivation in developing hands-free devices which offer users, engaged in a telephone conversation, a good level of naturalness and intelligibility. In this work, the goal is to present a solution for two well-known problems that occur when designing a hands-free device for use in automobile environments: (1) the acoustic echo coupling between microphone and speaker, and (2) the background noise generated for example by wind, tires and vehicle engine. The proposed solution includes adaptive filtering techniques and modifications in the speech signal spectrum, in order to minimize the two problems above. Theoretical issues are briefly analyzed, however the author believes no relevant detail is kept out. Highlighted in the report is a practical and efficient implementation of the algorithms in a modern digital signal processor.
 
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diss_ahcc_final3.pdf (1.07 Mbytes)
Data de Publicação
2002-12-10
 
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