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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-12042019-153651
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Motta de Novaes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Justo Filho, João Francisco (Presidente)
Ferreira, Sérgio Inácio
Kitani, Edson Caoru
Título em português
Estratégias para o gerenciamento da mistura ar combustí­vel aplicadas em motores flex.
Palavras-chave em português
Biocombustíveis (Aplicações)
Combustão
Etanol
Motores de combustão interna
Resumo em português
No presente trabalho, emprega-se a medida da concentração de etanol do combustível para efetuar correções estequiométricas de maneira direta e instantânea, a fim de eliminar o período necessário para adaptação a partir da medida do sensor de oxigênio (sonda lambda) em eventos de reabastecimento no veículo. Com o objetivo de assegurar a operação flex-fuel, foram empregados métodos para a regulação ar/combustível em malha fechada, realimentados por sensores de oxigênio (banda larga amplificada e banda estreita). O projeto foi implementado em uma ECU (Eletronic Control Unit) idealizada para desenvolvimento de rotinas de programa voltadas ao gerenciamento eletrônico para motores de combustão interna ciclo Otto, denominada Flex-ECU. A ETAS/Bosch Flex-ECU possui programação aplicada à ferramenta ASCET (Advanced Simulation and Control Engineering Tool), o qual trata-se de um código open source para sistemas embarcados de tempo real. Por fim, são exibidos resultados de controle, desempenho e eficiência do motor para diferentes composições de combustível comercializados para a frota de veículos leves em território nacional. Os experimentos revelam a dinâmica de funcionamento do controle A/C bicombustível e discute as suas principais características, com o objetivo de exemplificar métodos de otimização de sua eficiência.
Título em inglês
Strategies for the air fuel mixture management applied to flex engines.
Palavras-chave em inglês
Air/Fuel control in closed-loop with ASCET (Advanced Simulation, Control Engineering Tool),Real time Embedded Systems
Bi-Fuel applications
Electronic engine management
Fuel ethanol Concentration
Resumo em inglês
In the present work, the ethanol fuel concentration is used to establish stoichiometric corrections in a direct and instantaneous manner, to eliminate the period necessary for adaptation, from the measurement of the oxygen sensor (lambda probe) in events of refueling. To ensure Flex-fuel operation, closed-loop air/fuel regulation methods were used, fed by oxygen sensors (amplified wide band and narrow band). The project was implemented in an ECU (Electronic Control Unit) designed for the development of code routines for electronic management of an Otto cycle internal combustion engine, labeled Flex-ECU. The ETAS / Bosch Flex-ECU has programming applied to the ASCET (Advanced Simulation and Control Engineering Tool) tool, which is an open source code for real time embedded systems. Finally, results of engine control, performance, and efficiency are presented for different fuel compositions available in Brazil for the fleet of light vehicles. The experiments show the dynamics of the operation of the bi-fuel A/C control and discusses its main characteristics, aiming to exemplify optimization methods of its efficiency.
 
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Data de Publicação
2019-04-16
 
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