• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-09112011-112955
Documento
Autor
Nome completo
Valkiria Venancio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Roseli de Deus (Presidente)
Anacleto, Junia Coutinho
Stiubiener, Itana
Título em português
SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
Palavras-chave em português
Avaliação por competência
Gestão da aprendizagem
Tecnologias na educação
Resumo em português
O rápido desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação está transformando relações e comportamentos, propiciando interações entre ambientes digitais e humanos, e mesmo entre humanos por meio dos ambientes digitais, impossíveis anteriormente. Esta complexidade adentra o ambiente escolar, tornando-o um ecossistema digital de aprendizagem. Por outro lado, considerando ambientes convencionais sem o apoio de ferramentas digitais, uma das tarefas mais árduas de um professor em sala de aula é acompanhar, identificar e intervir em dificuldades individuais de cada aluno. Neste sentido, este trabalho propõe o SeeAll, um sistema interativo de gestão, para apoiar o planejamento, o ensino e o acompanhamento da aprendizagem, voltado à avaliação por competências. Foi concebido de forma a ser um complemento ao ecossistema digital de aprendizagem escola e, que de maneira simples e fácil possa atingir às expectativas dos educadores. O protótipo parcial SeeAll foi desenvolvido por meio da modelagem orientada a objetos e implementado pelo método de Programação Extrema, a fim de possibilitar prototipação rápida e facilidade de modificações ao longo dos testes junto ao público alvo. De acordo com os testes preliminares realizados com professores e gestores, foi considerado uma ferramenta facilitadora ao acompanhamento individual da aprendizagem dos alunos e ao planejamento dos professores.
Título em inglês
SEEALL: interactive support system planning and monitoring of competence based learning.
Palavras-chave em inglês
Competency assessment
Learning management
Technology in education
Resumo em inglês
The rapid development of Communication and Information Technologies transformed behaviors and relationships, supporting humandigital environments interactions, and previously impossible digital environment supported human interactions. This complexity entered schools environments, transforming them into digital learning ecosystems. Nevertheless, considering conventional classrooms without digital tools, one of teachers hardest tasks is to follow, identify and intervene in each students individual difficulties. This work presents SeeAll, an interactive management system, developed to support planning, teaching and learning focused on competencies assessment. The system was designed to serve as a complement of the schools digital learning ecosystem and to be so simple and easy to reach educators expectations. The SeeAll partial prototype was developed using object oriented modeling and implemented according to the Extreme Programming method. This allowed creating rapid prototypes, which could be easily modified during tests with users. According to preliminary tests conducted with teachers and administrators, SeeAll was considered a facilitating tool for monitoring individual student learning and teacher planning.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
FichaCatalografica.doc (55.50 Kbytes)
Data de Publicação
2011-11-21
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • VENANCIO, Valkiria, and LOPES, Roseli de Deus. SeeAll: Interactive system to support competence assessment. In Anais IADIS - Multi Conference on Computer Science and Information System - e-Learning [CD], Roma, 2011. Roma : IADIS, 2011.
  • VENANCIO, Valkiria, e LOPES, Roseli de Deus. Competências e Avaliação Formativa em Sistema Interativo de Apoio a Aprendizagem e ao Planejamento.. In Anais CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação - WAvalia [online], Rio de Janeiro, 2012. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. [acesso ]. Disponível em : <http://www.cbie.org.br/>
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.