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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-05092017-091605
Document
Auteur
Nom complet
Cassia de Oliveira Fernandez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Lopes, Roseli de Deus (Président)
Baranauskas, Maria Cecilia Calani
Blikstein, Paulo
Titre en portugais
Programação física e criatividade: contribuições de uma abordagem exploratória para a introdução da programação física no ensino fundamental.
Mots-clés en portugais
Construcionismo social
Criatividade
Educação
Eletrônica
Ensino fundamental
Resumé en portugais
Tem havido um crescente interesse na inserção de atividades envolvendo programação física em ambientes educacionais, e há diversos trabalhos publicados que comentam sobre os benefícios propiciados por tais atividades, inclusive como forma de incentivar a criatividade em sala de aula. Entretanto, são ainda escassas as publicações científicas que apresentam análises empiricamente fundamentadas relacionadas à avaliação dos efeitos de atividades de programação física no desenvolvimento do potencial criativo de estudantes. A presente pesquisa investigou como a introdução de atividades de programação física no Ensino Fundamental II, a partir de uma abordagem que privilegia processos de exploração e experimentação, impactou o potencial e sentimento criativo dos estudantes. O currículo proposto, baseado no referencial teórico construcionista, foi elaborado com o objetivo de engajar cada estudante e de contribuir para o desenvolvimento de seu potencial criativo, confiança criativa e de novas perspectivas sobre o mundo e sobre si mesmo. Foi identificada a necessidade de adaptar e desenvolver materiais para a aplicação do currículo proposto, e para isso foi criado um kit de programação física, bem como novos recursos de aprendizagem. O currículo foi aplicado a partir de sucessivas reformulações em duas escolas particulares e em uma escola da rede pública. Durante a aplicação do currículo, além das observações em sala de aula e de conversas periódicas com os estudantes, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: (1) realização de entrevistas, (2) aplicação de questionários de percepção criativa e motivação para a aprendizagem e (3) aplicação de um teste de pensamento divergente. Os instrumentos (2) e (3) foram aplicados também a um grupo controle, com pré e pós-teste. A partir da análise das observações de sala de aula e das conversas realizadas com os estudantes, foram identificadas estratégias que podem auxiliar na implementação de currículos introdutórios de programação física no Ensino Fundamental II, bem como os desafios encontrados durante a aplicação da proposta. Os resultados indicam que o currículo proposto teve impacto positivo na criatividade dos estudantes, bem como em sua confiança criativa e motivação para aprendizagem. Os resultados sugerem ainda que os estudantes que participaram das atividades desenvolveram novas perspectivas a respeito de si mesmos e do mundo ao seu redor.
Titre en anglais
Physical programming and creativity: contribuitions from a tinkering approach to introducing physical programming in middle school.
Mots-clés en anglais
Constructionism, Tinkering
Creativity
Electronics
K-12 education
Physical programming
Resumé en anglais
There has been a growing interest in introducing physical programming activities in educational environments, and there are several published works that comment on the benefits provided by such activities, stating they can provide a way to stimulate creativity in classrooms. However, there are still few scientific publications that present empirical analysis related to the evaluation of the effects of physical programming activities on the development of the creative potential of students. This research investigated how physical programming activities, designed from a tinkering approach, influenced the potential and creative feeling of Elementary School students. Our curriculum, based on the constructivist theoretical framework, was elaborated with the goal of engaging every student, and to develop their creative potential and creative confidence. Given the need to adapt and develop materials for the application of the proposed curriculum, we created a physical programming toolkit, as well as new learning resources. This curriculum was applied from successive reformulations at two private schools and one public school in Brazil. In addition to observing students' behavior in classrooms and periodic follow-up interviews with them, three data collection instruments were used: (1) interviews, (2) questionnaires about creative self-efficacy and motivation for learning, and (3) a divergent thinking test. The instruments (2) and (3) were also applied to a control group, with pre and post tests. We share the learnings that emerged from the activities, the difficulties found during the development of the curriculum, and strategies that may help with the implementation of introductory physical programming curricula in Elementary School. The results indicate that the application of the activities had a positive impact on students , as well as in their creative confidence and motivation for learning. The results also suggest that students have developed new perspectives about themselves and about the world around them.
 
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Date de Publication
2017-09-06
 
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