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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-04112011-144046
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Antonino Gonçalves Martinazzo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Lopes, Roseli de Deus (Presidente)
Anacleto, Júnia Coutinho
Spina, Edison
Título en portugués
Considerações sobre desenvolvimento colaborativo de software para aprendizagem em plataformas móveis.
Palabras clave en portugués
Aprendizagem móvel
Desenvolvimento colaborativo
Engenharia de software
OLPC
Software livre
UCA
Resumen en portugués
A aplicação de dispositivos eletrônicos móveis na Educação tem ficado cada vez mais intensa na última década. Projetos como UCA (Um Computador por Aluno), elaborado pelo Governo Federal Brasileiro, OLPC (One Laptop per Child), conduzido por uma organização sem fins lucrativos de mesmo nome, e M-Learning, de universidades europeias, são exemplos de larga escala deste fenômeno. Os impactos educacionais do uso destes dispositivos são estudados nestes e em outros projetos relacionados, havendo diversas indicações de como alcançar de resultados positivos. Não existem, entretanto, modelos de Engenharia de Software voltados à produção dos aplicativos usados neste contexto. Visando atender esta demanda, este texto analisa as particularidades no projeto de ferramentas para estas plataformas móveis, com mais interesse no desenvolvimento colaborativo das comunidades de software livre e na realidade brasileira. O desenvolvimento de um aplicativo de desenho para o projeto OLPC foi usado como estudo de caso para esta pesquisa. Este aplicativo foi criado usando o método da Programação Extrema por uma equipe de pesquisadores liderada pelo autor e atualmente conta com colaboração da comunidade de software livre. A partir desta experiência, foram estendidos dois modelos de Engenharia de Software: a Programação Extrema e a Engenharia sócio-cognitiva. Estas extensões foram elaboradas a fim de a dar apoio a uma equipe presencial (funcionando de acordo com um destes 2 métodos) interagindo com uma comunidade de software livre.
Título en inglés
Advisements on collaborative software development for learning on mobile platforms.
Palabras clave en inglés
Collaborative development
Free software
Mobile learning
OLPC
Software engineering
UCA
Resumen en inglés
The application of mobile electronic devices in Education has been increasing since the last decade. Projects such as UCA (Um Computador por Aluno), formulated by the Brazilian Federal Government, OLPC (One Laptop per Child), conducted by a nonprofit organization of the same name, and M-Learning, organized by European universities, are large-scale examples of that phenomenon. The educational impacts of those devices have been reported in those projects and in related ones; and they also indicate how to achieve positive results. However there is no Software Engineering models focused on producing the kind of applications used in this context. Thence this text analyzes the design particularities of these tools for mobile platforms, with a closer look to the collaborative development in free software communities and the Brazilian reality. The development of a drawing tool for the OLPC project was used as a study case for this research. This application was created using the Extreme Programming model in a team of researchers led by the author and it is currently supported by the OLPC community. Based in that experience, two Software Engineering models have been extended: Extreme Programming and Socio-cognitive Engineering. These extensions were developed in order to support a collocated team (working according to one of these two methods) interacting with a free software community.
 
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Fecha de Publicación
2011-12-07
 
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