• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2009.tde-04092009-153744
Documento
Autor
Nome completo
Laisa Caroline de Paula Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Zuffo, Marcelo Knörich (Presidente)
Bressan, Graça
Martini, Renato da Silveira
Título em português
Segurança para o sistema brasileiro de televisão digital: contribuições à proteção de direitos autorais e à autenticação de aplicativos.
Palavras-chave em português
Criptologia
Segurança de redes
Segurança de software
Televisão (engenharia elétrica)
Televisão digital
Televisão interativa
Resumo em português
O sistema de televisão é considerado o principal meio de comunicação e entretenimento no Brasil. Com o início das transmissões do sistema de televisão digital brasileiro no final de 2007, os principais impactos da digitalização do sistema de TV são: a alta definição de imagens e som, a mobilidade e a portabilidade. Com o tempo, outras funcionalidades serão incorporadas: a multiprogramação (mais de um programa no mesmo canal) e a interatividade. E é a partir da TV interativa que passa a ser possível o oferecimento de serviços para a população. Este trabalho tem como objetivo sistematizar as questões relacionadas com segurança no âmbito da televisão digital terrestre, além de propor e avaliar contribuições para uma arquitetura de segurança considerando o cenário expandido da televisão digital brasileira; especialmente no que tange a proteção de direitos autorais em TV aberta e a autenticação de aplicativos e serviços para TV interativa. A pesquisa realizada considera a realidade brasileira, suas necessidades específicas e as tecnologias disponíveis mais adequadas a elas, viabilizando o uso de serviços com alto valor agregado. Para atingir estes objetivos, foi realizado um amplo levantamento de tecnologias e sistemas existentes relacionados com o tema de segurança em TV digital. Com base neste levantamento, o trabalho apresenta uma sistematização da segurança para a televisão digital terrestre e aberta no Brasil na qual são identificados casos de uso e requisitos. É proposto o SPDA-BR, um sistema de proteção de direitos autorais adequado ao parque de televisores nacional e com menor impacto no custo de receptores; é proposto também o AUTV, um mecanismo de autenticação de aplicativos flexível (que possa ser utilizada para atualização de software, instalação de drivers, aplicativos interativos), compatível com padrões abertos e com a ICP Brasil. Esta dissertação forneceu subsídios para a escrita da norma de segurança para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, gerou publicações de artigos científicos e técnicos, e a comprovação de viabilidade, tanto do SPDA-BR como do AUTV, através de simulações e prova de conceito, respectivamente.
Título em inglês
Security on brazilian digital television system: contributions to the digital rights protection and to applications authentication.
Palavras-chave em inglês
Criptology
Digital television
Interactive television
Network security
Software security
Television (electrical engineering)
Resumo em inglês
In Brazil, the television system is considered an important source of communication and entertainment. The Brazilian digital transmissions started on December 2007 and first offered functionalities were the high definition, mobility and portability. In a later moment other functionalities will be added: multiprogramming (more than one service per channel) and interactivity. With the interactivity it is possible to offer digital services to the public. This work goals are to present a systematic DTV security issues overview, to propose and analyze DTV security issues contributions; specifically to the digital rights protection, considering free to air DTV, and the services and applications to interactive TV. This research considers the Brazillian requirements and identifies the most suitable technologies to these requirements, allowing high value services integration to the television system. In order to achieve these goals, it was done a wide state of the art research and the DTV security use cases identification and its requirements specification. The SPDA-BR and AUTV were proposed. The SPDA-BR is a digital rights protection system suitable to the Brazilian scenario with the minimum cost impact. The AUTV is a flexible authentication mechanism (that can be applied to software update, driver installation and interactive DTV applications), compatible to the open standards and to the Brazilian Public Key Cryptographic Infrastructure. This text contributed to the DTV Brazilian system, generated scientific and technical publications, and specified as well as proved the feasibility of both SPDA-BR and AUTV, through simulation and proof of concept, respectively.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MESTRADO_LAISA.pdf (1.67 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.