• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2009.tde-30032009-155903
Documento
Autor
Nome completo
Mathias Santos de Brito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Sato, Liria Matsumoto (Presidente)
Corrêa, Pedro Luiz Pizzigatti
Gubitoso, Marco Dimas
Título em português
Arquitetura de um sistema para integração de bancos de dados com suporte a replicação utilizando tecnologia de grades computacionais.
Palavras-chave em português
Banco de dados distribuídos
JAVA
JDBC
Sistemas distribuídos
Resumo em português
Grades computacionais tem a finalidade de oferecer meios para o compartilhamento de recursos distribuídos geograficamente para o uso em aplicações que necessitem. A integração de Bancos de Dados distribuídos geograficamente pode ser obtida através do compartilhamento de recursos provido pela tecnologia de grades. Este trabalho utiliza middlewares de grade computacional, especificamente Globus e OGSA-DAI bem como outras tecnologias como LDAP e JDBC, especificando uma arquitetura distribuída para possibilitar a integração de Bancos de Dados, oferecendo também suporte a replicação. A arquitetura proposta possibilita a configuração de níveis hierárquicos de replicação. O presente trabalho apresenta a implementação de um protótipo desta arquitetura. Um driver JDBC é apresentado para possibilitar o uso dos bancos de dados expostos na grade. Tem-se como resultado deste trabalho, a definição da arquitetura e o desenvolvimento de ferramentas culminando em um protótipo funcional, bem como uma versão estável do driver JDBC. A possibilidade de integração de bancos de dados na grade com suporte a replicação, torna possível aplicações de alto desempenho e alta disponibilidade sem comprometer a autonomia local dos bancos de dados integrados.
Título em inglês
A resource monitoring and parallel application cooperative scheduling environment on computing grids.
Palavras-chave em inglês
Distributed databases
Globus toolkit
Grade computing
OGSA-DAI
Resumo em inglês
Grid Computing have the goal of providing means to share resources to be used by applications that need these resources. The integration of geographically distributed databases can be obtained by sharing resources using grid computing technology. This work uses grid middlewares, specifically Globus Toolkit and OGSA-DAI, as well as other technologies as LDAP and Java JDBC, specifying a distributed architecture to allow database integration, also offering support for replication. The proposed architecture offers also its configuration in hierarchical levels of replication. The work also presents the implementation of a prototype based on the proposed architecture. A JDBC driver is presented, it allows the ease access to databases exposed in the grid. The results of this work are the definition of the architecture, the development of a functional prototype and a stable version of the JDBC Driver. The possibility of integrating databases with replication support allows applications of high performance and high availability without interfering in the local autonomy of the databases.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-05-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.