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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-29082016-085256
Documento
Autor
Nombre completo
Jamil Kalil Naufal Júnior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Camargo Júnior, João Batista (Presidente)
Correia, Anderson Ribeiro
Cunha, Adilson Marques da
Fregni, Edson
Sato, Liria Matsumoto
Título en portugués
Modelo de otimização de demanda em infra-estrutura aeronáutica.
Palabras clave en portugués
Aeronáutica
Algoritmos genéticos
Computação evolutiva
Infra-estrutura
Modelagem computacional
Resumen en portugués
Existe atualmente na sociedade um grande número de sistemas reais de alta complexidade. Esta complexidade pode ser definida tanto do ponto de vista da dificuldade em identificar todas as partes que compõem estes sistemas, como também, pela compreensão e definição real da relação entre estas partes, permitindo, desta forma uma representação adequada do comportamento global do sistema. O comportamento global destes sistemas não se caracteriza pela soma do comportamento de suas partes componentes. Normalmente, a modelagem destes sistemas não reflete, de forma realística, o seu comportamento, devido ao excesso de simplificações realizadas. Por outro lado, alguns modelos são impraticáveis de serem aplicados, devido ao excessivo esforço computacional e a restrições de tempo. O presente trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de um modelo de otimização para um problema real de alta complexidade e com fortes requisitos de segurança (safety) encontrado na Infra-estrutura Aeronáutica Brasileira e Mundial. Este problema está relacionado ao desbalanceamento entre a capacidade e demanda em infra-estrutura aeronáutica em sistemas de transporte aéreo. Para tanto, o trabalho propõe um Modelo de Otimização de Demanda (MOD) em infra-estrutura aeronáutica, através da técnica de Inteligência Artificial denominada de Algoritmos Genéticos. A pesquisa analisa a eficiência do modelo proposto em termos da resolução do problema, bem como quanto à qualidade das respostas apresentadas. De forma complementar é avaliada a importância de cada um dos parâmetros do modelo de otimização através da sua flexibilização.
Título en inglés
Demand optimization model in aeronautical infrastructure.
Palabras clave en inglés
Aeronautical
Computational modeling
Evolutiva computing.
Genetic algorithms
Infrastructure
Resumen en inglés
Nowadays, in the society, there are a great number of real systems with high complexity. This complexity can be justified in function of the difficulty in identifying all parts that compose these systems, but also the complex relationship between them. The global behavior of these systems is not characterized for the addition of the behavior of its contracting parties. Normally, the modeling of these systems does not reflect its realistic behavior, due the excess of simplifications carried out. On the other hand, some models are impracticable to be solved, because the extreme computational effort necessary. The present research develops a proposal of an optimization model for a real problem of high complexity and with hard safety requirements found in the Brazilian and world-wide aeronautical infrastructure. This problem deals with the unbalancing between the capacity and demand in infrastructure aeronautics in air transportation systems. The work considers a Demand Optimization Model (DOM) for aeronautical infrastructure through the technique of artificial intelligence denominated Genetic Algorithms. The research analyzes the efficiency of the considered model in terms of problem resolution, as well as, the quality of the presented answers. Of complementary form, some parameters of the model were adjusted and their importance were avaluated.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-29
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • NAUFAL JR, J. K., e CAMARGO JÚNIOR, J. B. A Demand Optimization Model for Aeronautical Infrastrucuture. Journal Of The Brazilian Air Transportation Research Society, 2005, vol. 1, p. 58-68.
  • CAMARGO, G. M., et al. Definition of Selective Pressure Control Methods for Optimization of Genetic Algorithms in Air Traffic Control. In 10th IASTED International Conference on Artificial Inteligence and Soft Computing, Palma de Mallorca, 2006. Proceedings of the IASTED International Conference on Artificial Inteligence and Soft Computing.Anaheim-Calgary-Zurich : ACTA Press, 2006.
  • NAUFAL JR, J. K., e CAMARGO JÚNIOR, J. B. Modelo de Otimização de Demanda em Infra-Estrutura Aeronáutica. In III Simpósio de Transporte Aéreo, São José dos Campos, 2004.
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