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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-21062016-142027
Documento
Autor
Nome completo
Fabiano Rodrigues Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Almeida Junior, Jorge Rady de (Presidente)
Barco, Luiz
Cugnasca, Paulo Sergio
Paula, Fraulein Vidigal de
Thomé, Renata Viana de Barros
Título em português
Metodologia para reconhecimento de perfil cognitivo: uma abordagem computacional pautada pela teoria das inteligências múltiplas.
Palavras-chave em português
Agrupamento
Inteligências múltiplas
Reconhecimento de padrões
Resumo em português
A área da Tecnologia da Informação no Brasil sofre um problema latente com a falta de planejamento e atrasos constantes em projetos, determinando para os profissionais vinculados a ela um ambiente altamente desmotivador para a condução de seus trabalhos. Supõe-se que o que possa corroborar para tal problema seja a formação educacional deficitária dos indivíduos que atuam neste segmento, principalmente aqueles relacionados a cargos executivos e que estejam exercendo atividades de gestão. De acordo com teóricos como Edgard Morin (2004), em se tratando de educação fundamental, média ou superior os aspectos educacionais podem ser considerados deficitários justamente porque, ao segmentar o conhecimento, eles promovem uma alienação do indivíduo, eliminando sua capacidade criativa e reflexiva. Seria interessante, portanto, que ao avaliar a capacidade cognitiva de uma pessoa, a inteligência a ser mensurada não seja abordada através de um único espectro de conhecimento, mas através de muitos deles. A teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner vem de encontro a essa necessidade, pois de acordo com o autor, a inteligência de um indivíduo deve ser mensurada através de uma gama de nove espectros: Linguística, Musical, Lógico-Matemática, Espacial, Corporal Cinestésica, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista e Existencial. Isto posto, este trabalho aborda uma metodologia computacional para classificação e descoberta de padrões em indivíduos, sejam esses alunos ou profissionais graduados, de uma determinada área. Além da metodologia, foi proposto um estudo de caso, considerando cursos superiores relacionados à área de Computação no Brasil.
Título em inglês
Recognition of cognitive profile: a computational approach supported by multiple intelligence theory.
Palavras-chave em inglês
Clustering
Multiple intelligences
Pattern recognition
Resumo em inglês
Brazils Information Technology area suffers a latent problem with the lack of planning and constant projects delays, determining for its professionals a highly demotivating work environment. It is assumed that a thing that could corroborate to this problem would be the deficient educational background of individuals who work in this segment, especially those related to management positions activities. According to theorists such as Edgard Morin, concerning both basic education, high school or college level, educational aspects can be considered deficient precisely why, when targeting a divided knowledge apprenticeship, they promote alienation of the individual, eliminating their creative and reflective capacity. It would be interesting, therefore, that a person cognitive ability evaluation considers many kinds of knowledge in instead of few ones. The theory of Multiple Intelligences by Howard Gardner meets this need. According to the author, an individual intelligence should be measured over a range of nine spectra: Linguistic, Musical, Logical-Mathematical, Spatial, Bodily-Kinesthetic, Interpersonal, Intrapersonal, Naturalist and Existential. In this way, this thesis discusses a computational methodology for classification and discovery of patterns in individuals, considering both undergraduate students or graduated professionals in a specific area. In addition to the methodology, a case study was proposed, considering computer-related higher education courses in Brazil.
 
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Data de Publicação
2016-07-06
 
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