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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2008.tde-18112008-151113
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Gavioli Puga
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Maria Alice Grigas Varella (Presidente)
Filgueiras, Lucia Vilela Leite
Silveira, Ismar Frango
Tori, Romero
Ulbricht, Vania Ribas
Título em português
Sistemas Hipermídia adaptativos para a educação baseada na web: uma visão semiótica.
Palavras-chave em português
Educação a distância
Hipermídia
Inteligências múltiplas
Modelagem de usuário
Semiótica
Resumo em português
A Educação Baseada em Web vem crescendo substancialmente ao longo dos últimos anos; em decorrência desse fator, aumenta a diversidade de alunos que buscam através desse meio uma alternativa para sua formação, seja ela acadêmica ou profissional. Esses alunos possuem diferentes características pessoais, sócio-culturais e cognitivas, e desta maneira possuem preferências e necessidades variadas. Nesse contexto, os Sistemas Hipermídia Adaptativos oferecem um recurso para atender a esse público diverso, que tem um objetivo em comum, o ensino a distância por meio da Web. O modelo aqui proposto versa sobre um Sistema Hipermídia Adaptativo, cujos critérios para adaptação consistem na seleção de conteúdos apropriados ao estilo cognitivo do aluno, o que é identificado através da investigação das suas Inteligências Múltiplas. Para isso, foram propostas 10 personas-cognitivas, resultantes da combinação das inteligências mais desenvolvidas em cada um. Também foi realizado um estudo sobre a relação entre as Inteligências Múltiplas e a Semiótica e entre o conteúdo instrucional e a Semiótica. Desse estudo foi originada uma matriz, resumindo os resultados obtidos e que foi utilizada como alicerce para a seleção dos signos mais adequados a cada uma das personas. Utilizou-se como Modelo de Referência para Hipermídia Adaptativa o Modelo Munich, que foi adequado à proposta educacional e ao estudo dos signos. Foi então desenvolvido o modelo SHASIM, onde se contemplam os principais aspectos para concepção de um Sistema Hipermídia Adaptativo para o domínio educacional.
Título em inglês
Adaptive hypermedia system for web based education: a semiotic approach.
Palavras-chave em inglês
Adaptative hipermedia
Multiple intelligences
Semiotics
Web education based
Resumo em inglês
The Web Based Education have grown substantially along the last years; in consequence of this factor, it increases the student's diversity that seeks through this midia an alternative for their formation, being it academic or professional. These students possesses different personal, social-cultural and cognitive characteristics, and in this way, they possesses various preferences and needs. In that context, the Adaptative Hipermidia Sistems offers resources to assist that various public, that has one common objective, the distance teaching through the Web. The model here proposed is about a Adaptative Hipermidia System, whose criteria for adaptation consists of the appropriate contents selection for the student's cognitive style, that is identified through the investigation of their Multiple Intelligences. For that were proposed 10 cognitive-personas, resultants of the combination of the most developed intelligences in each one. Also, a study was accomplished about the relationship between the Multiple Intelligences and the Semiotics and also between the instructional content and the Semiotics. From this study was originated a matrice, summarizing the obtained results and it was used as a foundation for the selection of the most appropriate signs to each one of the personas. It was used as the Adaptative Hipermidia Reference Model the Munich Model, that was adapted to the education proposal and signs study. It was then developed the SHASIM model, where are contemplated the main aspects for conception of a Adaptative Hipermidia System for the education domain.
 
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SHASIM_capa.pdf (49.29 Kbytes)
Data de Publicação
2009-07-06
 
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