• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-18042007-163329
Documento
Autor
Nome completo
André Luiz Dias Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Arakaki, Reginaldo (Presidente)
Melnikoff, Selma Shin Shimizu
Zanini, Angelo Sebastião
Título em português
Um roteiro para a redução de tempo no desenvolvimento de projetos de software.
Palavras-chave em português
Arquitetura de software
Engenharia de software
Gerenciamento de projetos
Redução de tempo
Resumo em português
A realização de projetos dentro do prazo estabelecido é um fator comum em diversas áreas de produção como a engenharia civil, de aviação, química, transportes, indústria em geral, entre outras. No entanto, na engenharia de software, a questão do tempo na construção de um produto é um desafio de processo a ser superado em cada novo projeto. O cumprimento de prazos no desenvolvimento de software é tão crítico que o próprio controle de atrasos no ciclo de produção é um fator a ser considerado na análise de redução do tempo de desenvolvimento. A complexidade do ambiente de software, a competitividade de mercado, as mudanças de requisitos constantes durante o projeto e o tempo disponível cada vez mais restrito, aumentam as chances de insucesso quando analisado o indicador de tempo na produção de software. O objetivo deste trabalho é reunir e organizar as práticas e técnicas de engenharia de software em um roteiro que permita a redução do tempo no desenvolvimento do software. Neste roteiro, é descrita a utilização organizada e planejada das práticas de engenharia de software que auxiliam no planejamento, na criação da arquitetura de solução, na definição da infra-estrutura técnica para reutilização e a utilização da engenharia simultânea, visando proporcionar ganhos reais no tempo de produção do software e no aumento da produtividade.
Título em inglês
A roadmap for cycle time reduction in software development.
Palavras-chave em inglês
Cycle time reduction
Project management
Software architecture
Software engineering
Resumo em inglês
The completion of software project within schedule is a common goal in several industries like building engineering, aviation, chemical, transport, wares and so on. However, in software engineering, the schedule is a process challenge from the beginning of each new project. The time is so critical that the delay control is an analysis point for cycle time reduction in software development. The complex environment, the pressure to reduce time-to-market, frequent requirements changes during the project life-cycle, increase the failure chance of software projects when we analyze the time indicator in the software development process. The dissertation goal is to meet and to organize of software engineering practices and techniques in an organized roadmap aiming cycle time reduction in software development. In this roadmap, the practices are organized to help software planning, solution architecture, component based development definition, to promote reuse and concurrent engineering with purpose to reduce cycle time software development and improve productivity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.