• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-16082010-171924
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Dominguez Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Risco Becerra, Jorge Luís (Presidente)
Salviano, Clênio Figueiredo
Silva, Paulo Sérgio Muniz
Título em português
Método de instanciação de uma arquitetura de processos aplicado em fábrica de software.
Palavras-chave em português
Experimentos científicos
Processo de software
Qualidade de processo de software
Resumo em português
Atualmente são diversos os modelos de qualidade, internacionais e nacionais (CMMI, SPICE, MPS.BR), mas o número de empresas que os utilizam é ainda reduzido. Tal fato não é justificado pela falta de interesse das empresas, pois, além de aumentarem o controle e qualidade dos processos e produtos, esses modelos são importantes para o desenvolvimento e para a exportação de software. Um dos fatores que leva a baixa utilização dos modelos de qualidade é a falta de um método para instanciação destes modelos ao domínio de negócio específico de cada empresa. Método que possa ser utilizado para diferentes modelos de qualidade desde que exista uma arquitetura de referência baseada neste modelo. Este trabalho apresenta um método de instanciação de processos que a partir de uma arquitetura de referência baseada em um modelo de qualidade e das características da empresa geram processos de uma fábrica de software. O método proposto será aplicado experimentalmente em duas empresas reais a fim de se coletar dados sobre a utilização do método em situações reais. As aplicações do método de instanciação nas empresas reais seguirão um roteiro de execução de experimentos de engenharia de software experimental.
Título em inglês
Instantiation method of a process architecture applied on software factory
Palavras-chave em inglês
Scientific Experiments
Software Process
Software Process Quality
Resumo em inglês
Currently there are several quality models, international and national (CMMI, SPICE, MPS.BR), but the number of companies that use them is still low. This fact is not justified by the lack of interest of companies, because, in addition to increasing control and quality of products and processes, these models are important to development and to export software. One of the factors that leads to low use of quality models is the lack of a method for instantiation of these models to the of companys specific business domain. A method that can be used to different quality models since there is a reference architecture based on these models. This paper presents a method to instantiate processes to a software factory from characteristics of business and from a reference architecture which is based on a quality model. The proposed method will be applied experimentally on two real companies in order to collect data on the use of the method. The real applications of the instantiation method in real companies follow a roadmap for execution of software engineering experiments.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-09-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.