• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2005.tde-11012006-115522
Documento
Autor
Nome completo
Henrique Rocha de Faria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Arakaki, Reginaldo (Presidente)
Hirama, Kechi
Hirata, Celso Massaki
Título em português
Um modelo de processo de apoio ao desenvolvimento de software baseado em componentes, orientado a qualidade, e centrado em um repositório.
Palavras-chave em português
componente
ESBC
processo
qualidade
repositório
Resumo em português
A Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC) envolve os processos de desenvolvimento de software a partir de partes embutidas prontas, a fim de se obter produtividade, reduzindo-se custos e tempo de lançamento no mercado, garantindo (e melhorando) a qualidade intrínseca de produtos de software, bem como flexibilidade de implementação, manutenção e integração de sistemas. O ciclo de vida de um componente de software, projetado para uma determinada arquitetura, para ser reutilizado e reciclado dentro de uma infra-estrutura de componentes, e para satisfazer atributos de qualidade, dependerá de um ambiente que permita que seu código evolua de maneira controlada; que suas interfaces sejam publicadas através de documentos; e que seus artefatos estejam sempre acessíveis por partes interessadas, como desenvolvedores, projetistas e arquitetos de software, gerentes de projeto, usuários etc. Isto sugere a organização de um processo que apóie a reutilização de componentes através de um repositório comum, justificando esforços de se projetar, implementar, testar e instalar estes componentes em diferentes soluções. Este trabalho tem a intenção de definir e descrever, através da linguagem e dos elementos de um meta-modelo, e através de uma proposta de implementação de um repositório de componentes, um modelo de processo alinhado a um subconjunto de requisitos estabelecidos pelos padrões ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 9126, com o propósito de suporte de componentes a processos de desenvolvimento de software.
Título em inglês
A quality oriented repository-centred process model to support component-based software development.
Palavras-chave em inglês
CBSE
component
process
quality
repository
Resumo em inglês
Component-Based Software Engineering (CBSE)involves the software development from prepared built-in parts processes, in order to achieve productivity, reducing costs and time-tomarket, assuring (and improving) the intrinsic quality of software products, as well as implementation, maintenance and systems integration flexibility. The life cycle of a software component designed for a given architecture to be reused and recycled, within a component infrastructure, and to satisfy quality attributes, will depend on an environment to allow its code to evolve in a controlled manner; its interfaces to be published through documents; and its artifacts to be always accessible from interested parties, like developers, software designers and architects, project managers, users etc. This suggests the organization of a process that supports the reuse of components through a common repository, justifying efforts to design, implement, test and install them in different solutions. This work intends to define and describe, through a meta-model language and elements, and through a component repository implementation proposal, a process model aligned to a subset of requirements established by the ISO/IEC 12207 and the ISO/IEC 9126 standards, with the purpose of development software processes support of components.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertacao.pdf (1.31 Mbytes)
Data de Publicação
2006-01-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.