• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-09012008-162108
Document
Auteur
Nom complet
Renato Jorge Galvão Teixeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Cugnasca, Paulo Sérgio (Président)
Alves, Claudio Jorge Pinto
Camargo Júnior, João Batista
Titre en portugais
Análise do impacto do uso da re-setorização dinâmica na carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo por meio de simulações computacionais.
Mots-clés en portugais
Jornada de trabalho (setorização; simulação computacional)
Transporte aéreo (controle)
Resumé en portugais
A crescente demanda por transporte aéreo tem provocado um aumento na densidade do fluxo de aeronaves no espaço aéreo. A sobrecarga cada vez maior de aeronaves nos setores estáticos do espaço aéreo, cujos controles são de responsabilidade dos controladores de tráfego aéreo, provoca um estado de alerta constante no gerenciamento do tráfego aéreo. Uma única falha na monitoração e controle dos setores, realizadas pelos controladores de tráfego aéreo, pode por em risco a vida de centenas de pessoas. Para garantir a segurança do espaço aéreo, o controlador de tráfego aéreo tem que realizar várias tarefas no seu dia-a-dia, estando exposto a uma carga de trabalho. Uma das frentes de pesquisas que busca balancear a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo é a Re-setorização Dinâmica. O objetivo deste trabalho de pesquisa é investigar como se comporta a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo com a utilização da Re-setorização Dinâmica, tendo como estudo de caso um espaço aéreo brasileiro de alta densidade de aeronaves.
Titre en anglais
Analysis of the impact of the use of dynamic resectorization in air traffic control workload by computational simulations.
Mots-clés en anglais
Air traffic (control)
Air traffic control
Dynamic resectorization
Workload
Resumé en anglais
The growing demand for air transportation has caused an increase in the density of aircraft flow in the airspace. The overload of aircraft in airspace sectors, which are under the air traffic controllers' responsibility, causes a permanent alert state in the air traffic management. A single controller's fault with monitoring and controlling a sector may endanger hundreds of people's lives. The air traffic controller has to perform many activities daily in order to assure safety to the air space, being exposed to a certain workload. The Dynamic Resectorization is a research line in this direction that aims to balance the workload of the air traffic controllers. The goal of this research work is to investigate the behavior of the air traffic controller workload through the use of Dynamic Resectorization, having as a case study a Brazilian air space with high aircraft density.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-02-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.