• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2007.tde-09012008-143800
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Fernandes Theophilo de Almeida Pires
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Silveira, Regina Melo (Presidente)
Carvalho, Tereza Cristina Melo de Brito
Moreira, Edson dos Santos
Título em português
Proposta de um sistema de distribuição de licenças de uso para IPTV.
Palavras-chave em português
Redes e comunicação de dados
Segurança de redes
Sistemas de informação
Sistemas multimídia
Resumo em português
A Internet consolidou as redes IP como uma infra-estrutura de transporte de dados barata e versátil, fato que justifica o crescente interesse nela como infraestrutura de transporte para outros serviços, como telefonia e TV. Esta convergência de serviços tem base no amadurecimento das tecnologias de redes de transmissão de dados, que proporcionou o aumento da velocidade de conexão residencial, tornando cada vez mais viável o uso de aplicações multimídia, inclusive em tempo real. Desta demanda de serviços convergentes, nasceu a digitalização da TV e, posteriormente, a possibilidade de transmissão pelas redes IP, conhecida como IPTV. Este trabalho analisa o cenário atual de IPTV para distribuição de conteúdo multimídia em redes de acesso privadas. Parte-se da necessidade de mecanismos de segurança para distribuição e controle do consumo das mídias digitais no sistema. O trabalho analisa, portanto, mecanismos para descrição inequívoca dos direitos que os usuários têm sobre o conteúdo adquirido, bem como a utilização de tecnologias para a transmissão do conteúdo de forma segura. O trabalho visa contribuir para a comunidade científica a partir da utilização de padrões abertos na especificação de um elemento de distribuição de vídeo em uma plataforma IPTV. Este elemento se baseia em políticas de uso da linguagem de expressão de direitos do MPEG-21 para reforçar os direitos de autoria e distribuição do conteúdo durante seu manuseio em toda a cadeia de negócios.
Título em inglês
Proposal of a usage licenses distribution system for IPTV.
Palavras-chave em inglês
DRM
IPTV
MPEG-21
REL
Usage policies
Resumo em inglês
Internet consolidated IP networks as a versatile and accessible data transport infrastructure, thus justifying the growing interest on it as a transport network for several services, such as telephony and TV. The convergence leverages on the maturity of network technologies, responsible for the increasing availability of bandwidth for residential access, making the use of multimedia applications, including interactive ones, possible. From the demand for convergence, Digital TV has born, and later on, its transmission through IP networks, know as IPTV. This work analyzes current IPTV scenario for multimedia content distribution in the scope of private networks. It is based on the need for security mechanisms for digital content delivering and control of consumption in the system. Therefore it analyzes mechanisms for rights description, as well as security transmission of content. This work's contribution stems from the reutilization of open standards in the specification of a distribution broker in the IPTV environment. Such broker is based on the MPEG-21 digital rights description to enforce copyright of digital content during handling in the entire value chain.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-02-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.