• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2005.tde-09012006-093145
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Carlos Begosso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Filgueiras, Lucia Vilela Leite (Presidente)
Camargo Junior, Joao Batista
Oliveira, Luiz Fernando Seixas de
Sichman, Jaime Simao
Silva, Junia Coutinho Anacleto
Título em português
S.PERERE - uma ferramenta apoiada por arquiteturas cognitivas para o estudo da confiabilidade humana.
Palavras-chave em português
interface homem-computador
Resumo em português
A construção de modelos representa uma perspectiva interessante para buscar a compreensão sobre aspectos do comportamento humano. A partir de modelos do desempenho humano e do estudo das características do erro humano, este trabalho propõe o S. PERERE (Simulation of Performance in Error), um simulador computacional do comportamento humano cujo objetivo é produzir de forma aleatória estados de erro humano. O simulador recebe como entrada a especificação do comportamento a ser simulado e produz como saída o comportamento afetado pelo erro. Para a geração dos estados de erro o S. PERERE possui um mecanismo perturbador do comportamento e também um mecanismo de disparo das perturbações. A construção do simulador está baseada na arquitetura cognitiva ACT-R (Atomic Components of Thought – Rational). A utilização prevista do S. PERERE é seu acoplamento com simuladores de processos de forma a permitir a verificação do impacto dos erros humanos nestes processos.
Título em inglês
S. PERERE - a tool supported by cognitive architecture for human reliability study.
Palavras-chave em inglês
human-computer interface
Resumo em inglês
The construction of models represents an interesting perspective to reach the understanding about human behaviour aspects. From human performance models and from the study of error characteristics, this work purposes the S.PERERE (Simulation of Performance in Error), a human behaviour computational simulator, which main objective is to produce, in a random way, human error states. The simulator receives, as entrance, the specification of the behaviour to be simulated, and produces, as output, the behaviour affected by the error. For the generation of error states, S.PERERE has a behaviour disturber mechanism and also a mechanism to start the perturbations. The construction of the simulator is based on ACT-R (Atomic Components of Thought – Rational) cognitive architecture. The use of S.PERERE is under its coupling to process simulators, allowing the verification of human errors impact on theses processes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Begosso.pdf (759.16 Kbytes)
Data de Publicação
2006-02-06
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • BEGOSSO, Luiz Ricardo, e FILGUEIRAS, L. V. L. Necessidades Cognitivas para Gerenciamento de Requisitos para Qualidade de Software. Vale Arte Ciência e Cultura, 2000, vol. 01, p. 97-104.
  • BEGOSSO, Luiz Carlos, e FILGUEIRAS, L. V. L. Engenharia de Usabilidade: uma nova abordagem para o desenvolvimento de software. In VI Escola Regional de Informática da SBC - Região Centro-Oeste, Cuiabá, 2003. IT Conference 2003.Cuiabá : SUCESU-MT, 2003.
  • BEGOSSO, Luiz Ricardo, and FILGUEIRAS, L. V. L. Environment for Maturity Development in a Computer Science Graduation Program. In SERP'02 The 2002 International Conference on Sofware Engineering Research and Practice, Las Vegas, 2002.
  • BEGOSSO, Luiz Ricardo, and FILGUEIRAS, L. V. L. Environment for Maturity Development in a Computer Science Graduation Program: Experimental Results. In ICSSEA 2002 15th International Conference Software Systems Engineering and their Applications, Paris, 2002. Proceedings ICSSEA 2002 15th International Conference Software Systems Engineering and their Applications.Paris, França : Conservatoire National des Arts e Métiers, 2002. Available from: http://deptinfo.cnam.fr/CMSL/icssea/icssea2002/icssea2002_us/index.html.
  • BEGOSSO, Luiz Ricardo, e FILGUEIRAS, L. V. L. Formação de Profissionais Maduros para Engenharia de Software. In WCETE 2004 World Congress on Engineering and Technology Education, Guarujá, 2004. Book of Abstracts World Congress on Engineering and Technology Education, WCETE2004., 2004. Resumo.
  • BEGOSSO, Luiz Ricardo, e FILGUEIRAS, L. V. L. Implantação de CMM Nível 3 para Ensino de Ciência da Computação Orientado à Qualidade. In SoST'99 - Symposium on Software Technology, Buenos Aires, 1999. SoST'99 Proceedings.Buenos Aires : Sociedad Argentina de Informatica y Investigación Operativa, 1999. Dispon?vel em: http://www.sadio.org.ar/28jaiio.
  • BEGOSSO, Luiz Ricardo, e FILGUEIRAS, L. V. L. Resultados da Implantação do Ambiente de Desenvolvimento de Maturidade em Engenharia de Software. In XI WEI - SBC2003, Campinas, 2003. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.Porto Alegre : Sociedade Brasileira de Computação, 2003.
  • FILGUEIRAS, L. V. L., e BEGOSSO, Luiz Ricardo. Ambiente para o Desenvolvimento de Maturidade em um Curso de Ciência da Computação. In SBC WEI 2002 - Workshop de Educação em Informática, Florianópolis, 2002. Convergências Tecnológicas - Redesenhando as fronteiras da Ciência e da Educação: Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação..Porto Alegre : SBC, 2002. Dispon?vel em: http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2002/SBC%202002/pdf/arq0022.pdf.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.