• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-07012011-145400
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Ryoji Kakugawa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Sato, Liria Matsumoto (Presidente)
Corrêa, Pedro Luiz Pizzigatti
Hirata, Celso Massaki
Título em português
Integração de bancos de dados heterogêneos utilizando grades computacionais.
Palavras-chave em português
Bancos de dados distribuídos
Conversão de esquema
Grade computacional
Sistemas distribuídos
Resumo em português
Bancos de dados normalmente são projetados para atender a um domínio específico de uma aplicação, tornando o acesso aos dados limitado e uma tarefa árdua em relação à integração de bancos e compartilhamento de dados. Existem várias pesquisas no intuito de integrar dados, como a criação de softwares específicos para uma determinada aplicação e até soluções mais radicais como refazer todos os bancos de dados envolvidos, demonstrando que ainda existem questões em aberto e que a área está longe de atingir soluções definitivas. Este trabalho apresenta conceitos e estratégias para a integração de bancos de dados heterogêneos e a implementa na forma do DIGE, uma ferramenta para desenvolver sistemas de banco de dados integrando diferentes bancos de dados relacionais heterogêneos utilizando grades computacionais. O sistema criado permite o compartilhamento de acesso deixando os dados armazenados em seu local de origem, desta forma, usuários do sistema acessam os dados em outras instituições com a impressão de que os dados estão armazenados localmente. O programador da aplicação final pode acessar e manipular os dados de forma convencional utilizando a linguagem SQL sem se preocupar com a localização e o esquema de cada banco e o administrador do sistema pode adicionar ou remover bancos de forma facilitada sem a necessidade de solicitar alterações na aplicação final.
Título em inglês
Heterogeneous databases integration using grid computing.
Palavras-chave em inglês
Distributed databases
Distributed systems
Grid computing
Schema conversion
Resumo em inglês
Databases are usually designed to support a specific application domain, thus making data-access and data-sharing a hard and arduous task when database integration is required. Therefore, research projects have been developed in order to integrate several and heterogeneous databases systems, such as specific-domain application tools or even more extreme solutions, as a complete database redefinition and redesign. Considering these open questions and with no definite answers, this work presents some concepts, strategies and an implementation for heterogeneous databases integration. In this implementation, the DIGE tool was developed to provide access to heterogeneous and geographically distributed databases, using Grid computing, which store locally its data, appearing to the user application, the data are stored locally. By this way, programmers can manipulate data using conventional SQL language with no concern about database location or its schema. Systems Administrators may also add or remove databases on the whole system without need to change the final user application.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-04-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.