• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-04042013-171436
Documento
Autor
Nombre completo
Fábio Martins do Carmo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Tori, Romero (Presidente)
Mattar Neto, João Augusto
Stiubiener, Itana
Título en portugués
Mundo virtual 3D em plataforma aberta como interface para ambientes de aprendizagem.
Palabras clave en portugués
Educação a distância
Ensino por computador
Integração de tecnologias
Realidade virtual
Resumen en portugués
Este trabalho é um estudo de viabilidade e desenvolvimento de interface baseada em mundo virtual tridimensional para ambientes de aprendizagem. As principais características desta interface são: a) construída em plataforma aberta (OpenSim) compatível com a plataforma proprietária do Second LifeTM (SL); b) mapeamento automático e interoperabilidade entre o LMS (Learning Management System) convencional bidimensional com o mundo virtual tridimensional, permitindo aos usuários acessarem os recursos indistintamente da interface 2D ou 3D. Este estudo teve como preceitos que educadores e designers instrucionais não precisem se preocupar em aprender um novo ambiente, podendo continuar a utilizar o LMS convencional, enquanto que os estudantes interessados podem entrar e participar das atividades on-line, usando essa nova interface. O trabalho deu continuidade ao projeto Ae-3D desenvolvido pelo Interlab-USP, dentro do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada - Aprendizado Eletrônico (Tidia-Ae) da FAPESP, substituindo-se o SL pela plataforma OpenSim. Como prova de conceito foram implementadas as seguintes funcionalidades/recursos no ambiente OpenSim: login, controle de disciplinas, avisos e chat 3D.
Título en inglés
Virtual world built in open source platform to work as e-learning interface.
Palabras clave en inglés
Computer-based teaching
Distance education
Technologies integration
Virtual reality
Resumen en inglés
This work is an study of viability and development analysis to apply 3D virtual worlds as alternative access interface for virtual learning environments. The main features of this interface are: a) built on opensource platform (OpenSim) compatible with the proprietary platform of Second LifeTM (SL); b) automatic mapping and interoperability between the conventional Learning Management System (LMS) with bidimensional interface and the 3D virtual world, allowing users access to resources on either ways, through 2D or 3D interface. This study has as precepts that instructional designers and educators would not need to learn to manipulate a new environment and can continue using the conventional LMS, while interested students can enter into the online classes through the 3D Interface. The research described here presents itself as a continuation of Ae-3D project, developed into the program from FAPESP called "Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada - Aprendizado Eletrônico (Tidia-Ae)", replacing the SL with the OpenSim platform. A software module was implemented as proof of concept, making available the following functionalities/resources within the OpenSim environment: login, disciplines control, announcements and 3D Chat.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-04-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.