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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2009.tde-03092009-152328
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane Paschoali de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Cugnasca, Paulo Sérgio (Presidente)
Camargo Júnior, João Batista
Trindade Junior, Onofre
Título em português
Análise dos modelos para cálculo de níveis de segurança relacionados à operação de veículos aéreos não tripulados.
Palavras-chave em português
Tráfego aéreo (segurança)
Resumo em português
Desde o início do século XX que há registros do uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) utilizados com finalidade militar. Mas esta não é a única forma que se pode utilizá-los, o ambiente civil também é próspero em possíveis utilizações deste tipo de aeronave. Faltam ainda estudos e comprovações de que a integração dos VANTs no espaço aéreo juntamente com a aviação tripulada convencional não vá trazer alterações nos níveis de segurança já estabelecidos. Juntam-se a este desafio alguns outros, tais como padronizações de normas, classificações e legislação que regulamente o vôo das aeronaves não tripuladas. A presente dissertação faz uma coletânea de alguns modelos relacionados a cálculos de níveis de segurança no vôo de VANTs, bem como compara esses modelos entre si visando o estabelecimento de um método de escolha do modelo mais adequado para aplicação em alguns cenários civis de utilização. Esse trabalho ainda faz a aplicação desse método considerando os modelos relacionados à segurança dos VANTs.
Título em inglês
Analysis of models for calculation of levels of security related to operation of unmanned aerial vehicles.
Palavras-chave em inglês
Air space
Civil aviation
Models
Safety
Unmanned aerial vehicle (UAV)
Resumo em inglês
There are records of the use of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) used for military activities since the beginning of the 20th century. But that is not the only way to use it; the civil environment is also promising as to the use of this kind of aircraft. More studies and validations have to be performed about the alterations in the safety levels with the integration of UAVs in the air space with classic manned air vehicles. There are others challenges such as the standardization of norms, classification and legislation to regulate the Unmanned Aerial Vehicle flights. This dissertation presents some models related to the calculation of the safety levels in UAVs flight, it compares them to establish a method for choosing the most suitable model to apply in some civil scenarios. This work also brings the application of this method considering the models related to the safety of UAVs.
 
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CPOLIVEIRA.pdf (10.99 Kbytes)
Data de Publicação
2009-09-25
 
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