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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-17062016-134956
Documento
Autor
Nome completo
Cynthia Thamíres da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Justo Filho, João Francisco (Presidente)
Leonardi, Fabrizio
Nabeta, Silvio Ikuyo
Título em português
Modelamento matemático e controle PI de uma válvula borboleta eletrônica.
Palavras-chave em português
Eletrônica automotiva
Gerenciamento de motores
Sistema de admissão de ar
Sistemas de controle
Válvulas (Modelagem matemática)
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma investigação das propriedades dinâmicas da válvula borboleta eletrônica do sistema de admissão de ar de um motor a combustão interna. O objetivo é utilizar um modelo matemático da válvula borboleta com todos os seus parâmetros identificados para efetuar o controle da válvula e aplica-lo em ambiente real. Tendo o modelo e os parâmetros identificados, compara-se o comportamento real de uma válvula borboleta com o comportamento simulado, utilizando os mesmos sinais de entrada, de tal forma a validar o modelo desenvolvido. Utilizando o controle Proporcional Integral, foi possível mostrar a aplicabilidade da metodologia que pode ser estendida para projetos de controle mais complexos. Com o controle PI, o modelo matemático é validado e pode ser utilizado como base para projetos de controle mais complexos. O modelo aqui desenvolvido representa satisfatoriamente a dinâmica da válvula borboleta, sendo possível utilizá-lo em outros tipos de válvula borboleta.
Título em inglês
Mathematical modeling and PI control of an electronic throttle valve.
Palavras-chave em inglês
Air intake system
Automotive electronics
Engine management
Throttle body control
Resumo em inglês
This work presents an investigation on the dynamic properties of the electronic air intake throttle valve of an internal combustion engine. The objective is to use a mathematical model of throttle valve with all it's parameters identified to effect control of the valve and apply it in a real environment. Having identified model parameters, the real performance is compared to a throttle valve with the simulated behavior using the same input signals, in order to validate the developed model. Using the Proportional Integral control, it was possible to show the applicability of the methodology that can be extended to more complex control design. The model here developed satisfactorily represents the dynamics of the throttle valve, being able to use in other types of throttle valves.
 
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Data de Publicação
2016-06-21
 
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