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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-17062016-134956
Document
Author
Full name
Cynthia Thamíres da Silva
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Supervisor
Committee
Justo Filho, João Francisco (President)
Leonardi, Fabrizio
Nabeta, Silvio Ikuyo
Title in Portuguese
Modelamento matemático e controle PI de uma válvula borboleta eletrônica.
Keywords in Portuguese
Eletrônica automotiva
Gerenciamento de motores
Sistema de admissão de ar
Sistemas de controle
Válvulas (Modelagem matemática)
Abstract in Portuguese
Este trabalho apresenta uma investigação das propriedades dinâmicas da válvula borboleta eletrônica do sistema de admissão de ar de um motor a combustão interna. O objetivo é utilizar um modelo matemático da válvula borboleta com todos os seus parâmetros identificados para efetuar o controle da válvula e aplica-lo em ambiente real. Tendo o modelo e os parâmetros identificados, compara-se o comportamento real de uma válvula borboleta com o comportamento simulado, utilizando os mesmos sinais de entrada, de tal forma a validar o modelo desenvolvido. Utilizando o controle Proporcional Integral, foi possível mostrar a aplicabilidade da metodologia que pode ser estendida para projetos de controle mais complexos. Com o controle PI, o modelo matemático é validado e pode ser utilizado como base para projetos de controle mais complexos. O modelo aqui desenvolvido representa satisfatoriamente a dinâmica da válvula borboleta, sendo possível utilizá-lo em outros tipos de válvula borboleta.
Title in English
Mathematical modeling and PI control of an electronic throttle valve.
Keywords in English
Air intake system
Automotive electronics
Engine management
Throttle body control
Abstract in English
This work presents an investigation on the dynamic properties of the electronic air intake throttle valve of an internal combustion engine. The objective is to use a mathematical model of throttle valve with all it's parameters identified to effect control of the valve and apply it in a real environment. Having identified model parameters, the real performance is compared to a throttle valve with the simulated behavior using the same input signals, in order to validate the developed model. Using the Proportional Integral control, it was possible to show the applicability of the methodology that can be extended to more complex control design. The model here developed satisfactorily represents the dynamics of the throttle valve, being able to use in other types of throttle valves.
 
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Publishing Date
2016-06-21
 
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