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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
José Jaime da Cruz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1981
Orientador
Título em português
Pilotagem automática de embarcações com emprego de controle estocástico.
Palavras-chave em português
Compensação do modelo dinâmico
Controle estocástico
Embarcações
Estimação de estados
Filtros de Kalman
Pilotagem automática de navios
Resumo em português
O problema do desenvolvimento do "Software" para a pilotagem automática de embarcações é tratado através da aplicação de conceitos de controle estocástico. O movimento da embarcação é descrito de forma aproximada através do modelo clássico das derivadas hidrodinâmicas. A partir do Princípio da Separação desenvolve-se um procedimento sequencial em que os problemas de estimação do estado e de controle são tratados concomitantemente com as identificação de efeitos não modelados da dinâmica adotada para o piloto automático. A estimação de estados realiza-se através do filtro estendido de Kalman, que opera sobre informações de posição e velocidade da embarcação. O controlador, de natureza sequencial, atua sobre a embarcação em tempo discreto, sendo o leme o único elemento de controle. O piloto automático proposto foi testado através de simulação digital e alguns resultados obtidos são apresentados e discutidos.
Título em inglês
Automatic poloting of ships using stochastic control.
Palavras-chave em inglês
Automatic ship piloting
Dynamic model compensation
Kalman filter
State estimation
Stochastic control
Resumo em inglês
The software development problem for the ship automatic steering is considered through the application of stochastic control concepts. Ship motion is described in an approximate way by the classical hydrodynamic derivatives model. A sequential procedure based on the Separation Principle is developed, being state estimation and control problems handled simultaneously with the identification of unmodeled effects of automatic pilot ship dynamics. State estimates are provided by the extended Kalman filter by using ship position and velocity measurements. The rudder is the only control element for the sequential, discrete-time controller. Digital simulation is employed for testing of the proposed automatic pilot, and some results are presented and discussed.
 
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JoseJaimedaCruz_D.pdf (5.67 Mbytes)
Data de Publicação
2017-12-05
 
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