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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.3.2011.tde-25082011-134443
Document
Author
Full name
João Carlos Medau
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Gualda, Nicolau Dionísio Fares (President)
Almeida Junior, Jorge Rady de
Alves, Claudio Jorge Pinto
Title in Portuguese
Análise de capacidade do lado aéreo de aeroportos baseada em simulação computacional: aplicação ao Aeroporto de São Paulo - Congonhas.
Keywords in Portuguese
Aeroporto
Nível de serviço
Simulação
Visual SIMMOD
Abstract in Portuguese
O tráfego aéreo brasileiro aumentou sensivelmente nos últimos anos e tem previsões de aumento acima da média mundial para as próximas duas décadas, chegando a 7,3% ao ano. Por outro lado, importantes aeroportos brasileiros já apresentam sinais de congestionamento e políticas de restrição são necessárias para manter os níveis de serviço oferecido às aeronaves e passageiros acima de um limite mínimo aceitável. Este trabalho apresenta uma metodologia baseada em modelos de simulação para analisar a capacidade do lado aéreo de aeroportos. Seu propósito é determinar o fluxo máximo de tráfego, mantendo o nível de serviço acima de um valor pré-definido, levando a atrasos aceitáveis para aeronaves aguardando na fila para decolagem. Para desenvolver o estudo, foi utilizado o software Visual SIMMOD e a metodologia apresentada foi aplicada ao Aeroporto de São Paulo Congonhas. Os resultados das simulações mostram que o aeroporto está saturado, com um volume de tráfego que leva a um nível de serviço inadequado. Para atingir um nível de serviço adequado, uma redução de tráfego é necessária. Outros cenários de simulação mostram que o nível de serviço pode ser melhorado com mudanças em procedimentos de controle de tráfego aéreo, envolvendo separações nas decolagens e aproximações, e também com a substituição de aeronaves turbo hélices por jatos.
Title in English
Airport land side capacity analysis based on computer simulation: application to São Paulo - Congonhas Airport.
Keywords in English
Airport
Level of service
Simulation
Visual SIMMOD
Abstract in English
The Brazilian air traffic has increased significantly in recent years and is expected to increase above the world average for the next two decades, reaching 7,3% per year. Furthermore, major Brazilian airports are already showing signs of congestion and restriction policies are necessary to keep the level of service (LOS) offered to passengers and aircraft above a minimum acceptable. This work presents a methodology based on simulation models to analyze the capacity of the airside of airports. Its purpose is to determine the maximum flow of traffic while keeping LOS above a minimum level, leading to acceptable delays for aircraft waiting in line for takeoff. To develop the study, Visual SIMMOD software was used and the proposed methodology was applied to Sao Paulo Congonhas Airport. The simulation results show that the airport is saturated with a volume of air traffic that leads to an inadequate LOS. To achieve an adequate LOS, a reduction in traffic is needed. Other simulation scenarios show that the LOS can be improved with changes in ATC procedures involving separations in takeoffs and approaches, and also the replacement of turbo prop aircraft by jets.
 
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Publishing Date
2011-09-08
 
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