• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-22092014-112953
Document
Auteur
Nom complet
Francisco Fernando Maciel Filho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Strambi, Orlando (Président)
Almeida Filho, Flavio Guilherme Vaz de
Ribeiro, Suzana Kahn
Titre en portugais
Construção de ciclos de condução para estimativa de emissões veiculares para ônibus urbanos.
Mots-clés en portugais
Ciclos de condução
Estimativa de emissões
Ônibus urbanos
VSP
Resumé en portugais
O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é desenvolver ciclos de condução para ônibus urbanos a partir de dados de campo, visando sua aplicação em metodologias de estimativa de emissões de poluentes. São apresentadas metodologias para a construção de ciclos de condução, com destaque para o procedimento que utiliza o conceito de VSP (Vehicle Specific Power), variável que apresenta forte correlação com emissões de poluentes. Assim, foram coletados dados da variação da velocidade ao longo do tempo em ônibus que realizam testes de durabilidade, percorrendo diariamente diferentes tipos de vias urbanas em um trajeto pré-determinado. Foram selecionados segmentos do trajeto que, agrupados, podem representar diferentes condições de operação para ônibus urbanos; em seguida, foram propostos ciclos de condução para estes segmentos escolhidos, nos períodos de pico e fora do pico. Foram estimadas as emissões dos principais poluentes para os ciclos de condução desenvolvidos. Os resultados mostram que as características das vias e as condições de tráfego desfavoráveis podem impactar diretamente na distribuição de VSP e, consequentemente, ocasionar emissões mais elevadas de poluentes.
Titre en anglais
Driving cycles construction for urban buses emissions estimation.
Mots-clés en anglais
Driving cycles
Emissions estimation
Urban bus operation
VSP
Resumé en anglais
The main objective of this research is to develop driving cycles for urban buses from experimental data, with the purpose of estimating pollutant emissions. The study presents different methodologies for the construction of driving cycles, with emphasis on a procedure that uses the VSP concept (Vehicle Specific Power), a variable with high correlation to pollutant emissions. Data from speed variation were collected from a bus performing urban endurance tests, driving through many types of urban roads on a predefined route. Segments from the entire route were selected to represent different operating conditions for buses, during peak and off-peak periods, for which several driving cycles were developed. Pollutant emissions were estimated for these cycles. The results show that road characteristics and adverse traffic conditions can impact directly on VSP distribution and therefore lead to higher pollutant emissions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Diss_Maciel_Filho.pdf (3.76 Mbytes)
Date de Publication
2014-10-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.