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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-20032020-092101
Documento
Autor
Nombre completo
João Paulo Barbosa Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Motta, Rosângela dos Santos (Presidente)
Furlan, Ana Paula
Silva, Patricia Barboza da
Título en portugués
Estudo laboratorial do comportamento mecânico de agregados reciclados para aplicação em reaterro de valas.
Palabras clave en portugués
Agregados
Deformação permanente
Dutos
Pavimentação
Rigidez
Resumen en portugués
A geração, reciclagem e aplicação de agregados reciclados vem se consolidando cada vez mais a nível internacional. O Brasil tem avançado na reciclagem destes materiais, entretanto seu emprego não está caminhando com a mesma relevância. A pavimentação absorve grande parte destes materiais, na utilização de camadas de base e sub-base, uma vez que não necessita de muitos processos avançados de reciclagem para a sua aplicação. O uso em preenchimento de valas em pavimentos é uma alternativa interessante, buscando melhorar a qualidade deste tipo de obra. Para contribuir neste âmbito, o principal objetivo desta pesquisa é analisar em laboratório o comportamento mecânico de agregados reciclados de resíduo de construção e demolição (RCD) e de reclaimed asphalt pavement (RAP), visando a sua aplicação como material de preenchimento em reaterro de valas. O RCD foi avaliado com adição de cimento e o RAP na forma de mistura reciclada a frio com espuma de asfalto. Para isso, foi analisado o comportamento físico e mecânico destes dois tipos de agregados reciclados, sendo este último por meio de ensaios de módulo de resiliência e deformação permanente em equipamentos de ensaio de carga repetida, além uma análise das evoluções de deformação permanente segundo a teoria do Shakedown. Os resultados mostram, de maneira geral, que o RCD estabilizado com cimento e o RAP são propícios para a aplicação como material de preenchimento de valas. Além disso, os agregados reciclados estudados nesta pesquisa podem melhorar a qualidade do serviço de preenchimento de valas, tendo uma destinação melhor que os aterros sanitários.
Título en inglés
Laboratory study of mechanical behavior of recycled aggregates for apply in backfilling of trenches.
Palabras clave en inglés
Buried pipes
Pavement
Permanent deformation
Recycled aggregates
Stiffness
Resumen en inglés
Generation, recycling and application of recycled aggregates have been increasingly consolidated internationally. Brazil has advanced in recycling these materials, however its use is not going with the same relevance. Paving activities absorb most of these materials when using base and sub-base layers, as it does not require many advanced recycling processes for its application. The use in filling pavements ditches in is an interesting alternative, looking forward to improving the quality of this type of work. To contribute in this area, the main objective of this research is to analyze in the laboratory the mechanical behavior of recycled aggregate of construction and demolition waste (CDW) and of reclaimed asphalt pavement (RAP), aiming their application in backfilling of trenches. CDW was evaluated with addition of cement and RAP as cold recycled mixture with foam asphalt. For this, physical and mechanical behavior of these two types of recycled aggregates were analyzed, being the latter through resilient modulus and permanent deformation tests in repeated load test equipment, as well as an analysis of the evolution of permanent deformation according to Shakedown theory. The results show that, in general, RCD stabilized with cement and RAP are suitable for application as trench backfill. Besides, recycled aggregates studied in this research can improve the quality of the ditch filling service, having a better destination than landfills.
 
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Fecha de Publicación
2020-05-29
 
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