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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-19092014-115054
Document
Auteur
Nom complet
Eduardo Jun Shinohara
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Quintanilha, José Alberto (Président)
Giannotti, Mariana Abrantes
Hamburger, Diana Sarita
Titre en portugais
Modelagem do comportamento espaço-temporal de veículo rastreado.
Mots-clés en portugais
Sistemas de informações geográficas
Sistemas inteligentes de transportes
Veículos (Monitoramento)
Resumé en portugais
No Brasil existe a perspectiva de crescimento expressivo do volume de dados a ser processado pelas prestadoras de serviços de rastreamento em decorrência do aumento natural do uso de sistemas de rastreamento e também para atender a Resolução 330 de 2009 e Deliberação 135 de 30/01/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Este crescimento gera a necessidade da incorporação de ferramentas analíticas nos sistemas de gerenciamento do rastreamento e monitoramento de veículos e na gestão de risco, para aumentar a sua eficiência e atender o crescimento do mercado. O objetivo desta dissertação é de propor uma metodologia que permita caracterizar o comportamento de movimentação de um veículo, com a finalidade de auxiliar o processo de tomada de decisão no gerenciamento e monitoramento de veículos. A caracterização do comportamento de movimentação do veículo foi feita pela geração de um modelo analítico do comportamento de movimentação, coletando os dados pretéritos da posição espacial e temporal. Este modelo baseia-se na movimentação e considera os aspectos comportamentais espaciais e temporais de forma independente. A caracterização do comportamento gera informações para identificar o comportamento espacial e temporal do veículo monitorado para um determinado nível de confiabilidade.
Titre en anglais
Modelling the space-temporal behavior of tracked vehicle.
Mots-clés en anglais
Automatic Vehicle Location (AVL)
Information System (GIS)
Intelligent Transportation System (ITS)
Spatial analysis
Vehicle monitoring
Resumé en anglais
In Brazil there is the prospect of growth in the volume of data to be processed by the tracking service providers due to the natural increase of the use of tracking systems and also to meet the Resolution 330 of 2009 and Resolution 135 of 01.30.2013 of the National Traffic Council (CONTRAN), due to this growth the need of incorporation of analytical tools in systems management tracking and monitoring of vehicles and risk management are created, to increase their efficiency and meet market growth. This study objective is to propose a methodology to characterize the moving vehicle behavior, in order to assist the process of decision making in management and vehicle tagging. The vehicle handling behavior will be characterized by generating an analytical model of the vehicle movement, collecting bygone data of spatial position and time. This model will consist of a motion model taking into account that the spatial and temporal aspects of behavior are taken independently. The behavior characterization generates reports able to identify the spatial and temporal behavior of the monitored vehicle for a given level of reliability.
 
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Date de Publication
2014-09-22
 
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