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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-19072017-112348
Document
Auteur
Nom complet
Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1990
Directeur
Jury
Gualda, Nicolau Dionisio Fares (Président)
Novaes, Antonio Galvão Naclério
Torres, Oswaldo Fadigas Fontes
Titre en portugais
Análise de desempenho operacional de sistemas logísticos e de transporte: aplicações de modelos de redes de filas.
Mots-clés en portugais
Logística
Transportes
Resumé en portugais
Os modelos de redes de filas ainda são pouco utilizados na área de Logística e Transportes, apesar de algoritmos e ferramentas computacionais eficientes estarem disponíveis atualmente. Este trabalho objetiva justamente mostrar alguns desses modelos de redes de filas e aplica-los em exemplos específicos. Inicialmente, é feita uma breve revisão dos principais modelos e algoritmos encontrados na literatura, para, em seguida, resolver-se um problema de determinação de uma função de produção, usando um modelo de rede de filas em regime estacionário. Como segundo exemplo, é montado um modelo para análise de um sistema de transporte que opera com transientes, onde é utilizada a aproximação por filas determinísticas. Em ambos os casos, é realizada uma discussão sobre o conceito de saturação em uma rede de filas, sendo proposta extensão da definição do conceito para o caso de redes mistas de filas.
Titre en anglais
Sem título em inglês
Mots-clés en anglais
Logistics
Transportation
Resumé en anglais
Queueing networks models have seldom been used in the Logistics and Transportation realm, although being very popular in modelling other complex systems in the Computer Sciences. This work intends to briefly describe the most common models of queueing networks and apply them in some particular cases. First of all, a production function for a logistic system is developed, using a stationary probability model. Then, a transportation system with trasients is analised, using a fluid approximation model. For both cases, the saturation concept for a closed chain is defined, and is extended for mixed queueing networks.
 
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HugoYoshizaki.pdf (1.05 Mbytes)
Date de Publication
2017-07-19
 
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