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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-19072017-112348
Document
Author
Full name
Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1990
Supervisor
Committee
Gualda, Nicolau Dionisio Fares (President)
Novaes, Antonio Galvão Naclério
Torres, Oswaldo Fadigas Fontes
Title in Portuguese
Análise de desempenho operacional de sistemas logísticos e de transporte: aplicações de modelos de redes de filas.
Keywords in Portuguese
Logística
Transportes
Abstract in Portuguese
Os modelos de redes de filas ainda são pouco utilizados na área de Logística e Transportes, apesar de algoritmos e ferramentas computacionais eficientes estarem disponíveis atualmente. Este trabalho objetiva justamente mostrar alguns desses modelos de redes de filas e aplica-los em exemplos específicos. Inicialmente, é feita uma breve revisão dos principais modelos e algoritmos encontrados na literatura, para, em seguida, resolver-se um problema de determinação de uma função de produção, usando um modelo de rede de filas em regime estacionário. Como segundo exemplo, é montado um modelo para análise de um sistema de transporte que opera com transientes, onde é utilizada a aproximação por filas determinísticas. Em ambos os casos, é realizada uma discussão sobre o conceito de saturação em uma rede de filas, sendo proposta extensão da definição do conceito para o caso de redes mistas de filas.
Title in English
Sem título em inglês
Keywords in English
Logistics
Transportation
Abstract in English
Queueing networks models have seldom been used in the Logistics and Transportation realm, although being very popular in modelling other complex systems in the Computer Sciences. This work intends to briefly describe the most common models of queueing networks and apply them in some particular cases. First of all, a production function for a logistic system is developed, using a stationary probability model. Then, a transportation system with trasients is analised, using a fluid approximation model. For both cases, the saturation concept for a closed chain is defined, and is extended for mixed queueing networks.
 
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HugoYoshizaki.pdf (1.05 Mbytes)
Publishing Date
2017-07-19
 
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