• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-19012011-155335
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Veiga de Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Cláudio Barbieri da (Presidente)
Botter, Rui Carlos
Pompermayer, Fabiano Mezadre
Título em português
Análise de um sistema de transporte ferroviário de granéis agrícolas através de uma abordagem integrada simulação-otimização.
Palavras-chave em português
Ferrovia
Granéis
Otimização
Simulação
Transporte
Resumo em português
O transporte ferroviário é uma das mais eficientes formas para escoamento da safra brasileira de granéis agrícolas. Apesar disso, a malha ferroviária nacional, bem como a sua frota de veículos, não tem sido expandida no mesmo ritmo que a produção de grãos, impondo restrições de capacidade de transporte cada vez mais fortes nesse modal. Nesse contexto, é necessário que a ferrovia torne-se mais eficiente, de forma a suprir o seu crescimento deficitário com aumento de produtividade. Esse trabalho lança mão de uma abordagem mista simulação-otimização para realizar a análise de possíveis estratégias operacionais para um sistema de transporte ferroviário operando em ciclo fechado, abordagem que se mostrou bastante adequada à representação de sistemas ferroviários do tipo considerado neste trabalho. É apresentado um modelo de simulação estocástica implementado em linguagem de programação dentro do qual foram testadas diversas regras de decisão baseadas em figuras de mérito diversas, algumas das quais apresentando resultados bastante promissores para testes práticos.
Título em inglês
A railroad transportation system analysis in a simulation-optimization framework.
Palavras-chave em inglês
Grains
Optimization
Railway
Simulation
Transportation
Resumo em inglês
Railway transportation is one of the most efficient means used to carry the Brazilian grain production to export ports. However, grain production has grown at a faster rate than the railway infrastructure, leading to several operational restrictions for this transportation mode. Therefore it is expected from the railway operators an increase in their efficiency to supplement their lack of capacity. This research presents a discussion of some strategies that could be used for a grain rail transportation system operating in a closed loop, which was modeled as an simulation-optimization type of model, which revealed itself a very suitable approach when modeling this type of transportation system. This dissertation describes the simulation model developed to characterize the system, the prioritization rules that were incorporated into the model, as well as some very promising results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-04-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.