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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2013.tde-17102014-114841
Documento
Autor
Nome completo
Katia Moherdaui Vespucci
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Strambi, Orlando (Presidente)
Mazzon, José Afonso
Monetti, Eliane
Portugal, Licinio da Silva
Vargas, Heliana Comin
Título em português
Impacto dos shopping centers sobre os padrões individuais de atividades e viagens.
Palavras-chave em português
Demanda (Estudos)
Planejamento de transportes
Shopping Centers
Viagens (Padrões)
Resumo em português
Os shopping centers, inicialmente dirigidos às classes alta e média-alta, adaptaram-se a um público diversificado, incluindo o de baixa renda. Diversos fatores explicam tal fenômeno, dentre eles o desejo do consumidor de fugir da violência nas ruas, do trânsito congestionado, das dificuldades para estacionar e para caminhar nas calçadas mal mantidas. Esta tese pretende investigar se, pelo fato de possibilitar aos indivíduos executar um maior número de tarefas em um mesmo local, os shopping centers podem funcionar como agentes redutores de viagens. Ou, ao contrário, por representar alternativa a áreas públicas de lazer e socialização, apresentam-se como provocadores de mais deslocamentos pela cidade. O estudo investiga também se o shopping center substitui a frequência ao estabelecimento de rua ou se estes são complementares. A principal fonte de dados para análise é uma survey realizada com mil respondentes, cuja elaboração foi subsidiada por análise dos dados da Pesquisa OD 2007 e a realização de entrevistas em profundidade. Os indivíduos foram descritos pelo seu perfil socioeconômico, características de viagens e atividades realizadas em shopping e em estabelecimentos de rua, e atitudes manifestas. O estudo revelou que os diversos estabelecimentos comerciais e de serviços são utilizados pelos indivíduos de forma semelhante, estando eles dentro ou fora do shopping, e reafirma a capacidade de atração dos shopping centers nas atividades de lazer. Há o reconhecimento da economia de tempo e, em menor escala, da redução do número de deslocamentos que o shopping potencialmente proporciona. Os resultados mostram que o conjunto de clientes de shopping center pode ser agrupado e descrito em uma quantidade limitada de conglomerados. A amostra foi segmentada em quatro conglomerados distintos segundo o modo de transporte utilizado transporte coletivo ou automóvel e o dia da visita aos estabelecimentos durante a semana ou fim de semana, permitindo caracterizar os grupos de indivíduos segundo comportamentos de visita ao shopping que podem ser classificados segundo seus impactos mais ou menos favoráveis ao desempenho do sistema de transportes.
Título em inglês
Impact of shopping malls on individual travel and activity patterns.
Palavras-chave em inglês
Demand (Studies)
Shopping Centers
Transportation planning
Travel (Standards)
Resumo em inglês
The development of shopping centers in Brazil aimed initially at a higher income public, but have gradually adapted to catering to a diversity of clients, including segments of lower income. This trend can be explained by many factors, such as the need to avoid violent streets, congested traffic, parking scarcity and walking on poorly maintained sidewalks. The main objective of this thesis is to investigate if, due to the possibility of performing many activities in the same place, shopping centers can lead to a reduction in the number of trips taken by individuals. Or, else, as an alternative to public spaces for leisure and socialization, they can stimulate more trips. The study also investigates if shopping centers are replacing visits to street shops or if these alternatives are complementing each other. The main data source for analysis is an internet survey of 1000 individuals; preparation of the questionnaire was based on information provided by the analysis of the 2007 household origin-destination survey for the Metropolitan Region of São Paulo and a number of in-depth semi-structured interviews. Individuals were characterized by their socioeconomic profile, travel and activity patterns related to shopping and other activities, and responses to a set of attitudinal questions. The results indicate that shopping and services are conducted in equal proportion in shopping centers and in street locations; they also reinforce the hypothesis that shopping centers function as an important alternative for leisure activities. Individuals acknowledge the potential of shopping centers in saving time spent on conducting a set of activities and, to a lesser degree, reducing the number of trips taken for this purpose. Respondents to the survey could be grouped and described by a limited number of clusters. The sample was segmented into four clusters, according to the transport mode used car or public transport and the day of the week in which shopping activities are conducted weekday or weekend. Each cluster of individuals could be characterized according to their behavior (when visiting shopping centers) having a less or more favorable impact on the performance of the transportation system.
 
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Data de Publicação
2014-10-31
 
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