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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-16112012-122259
Document
Auteur
Nom complet
Evandro José da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Gualda, Nicolau Dionísio Fares (Président)
Alves, Claudio Jorge Pinto
Müller, Carlos
Titre en portugais
Análise dos padrões e recomendações da ICAO e da FAA para o projeto geométrico de aeródromos.
Mots-clés en portugais
Aeroportos
FAA
ICAO
Projeto de aeródromos
Resumé en portugais
Esta pesquisa de mestrado aborda o projeto geométrico de aeródromos a partir dos padrões e recomendações da ICAO (International Civil Aviation Organization) e da FAA (Federal Aviation Administration). Os padrões e recomendações da ICAO foram extraídos do documento Annex 14 to the Convention on International Civil Aviation e de documentos por ele referenciados. Para o caso da FAA, serviu de base o documento Airport Design: Advisory Circular 150/5300-13, incluindo-se aqueles nele referenciados e considerados pertinentes ao escopo do estudo. Seguindo-se uma estrutura de critérios de projeto proposta, os padrões e recomendações da ICAO e da FAA são comparados entre si, explicitando-se as diferenças nas especificações em si e também na forma como estas especificações são feitas por cada norma. Para o caso em que comparações diretas não são possíveis, as comparações são feitas a partir de um conjunto de aeronaves com características conhecidas. No caso dos critérios cuja avaliação é mais complexa, equacionamentos matemáticos são propostos. Apresenta-se também uma série de flexibilizações dos padrões, as quais são voltadas à acomodação das aeronaves A380-800 e B747-8 em aeroportos existentes. Estas flexibilizações provêm das conclusões do A380 Airport Compatibility Group (AACG) e do Boeing 747-8 Airport Compatibility Group (BACG), no caso dos padrões da ICAO. Para a as flexibilizações dos padrões da FAA, servem de base os Engineering Briefs (EBs) por ela emitidos. Finalmente, com base nos critérios de projeto considerados, é feita uma análise do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos quanto à operação das aeronaves A380-800 e B747-8.
Titre en anglais
Analysis of ICAO and FAA standards and recommendations for aerodrome geometric design.
Mots-clés en anglais
Aerodrome design
Airports
FAA
ICAO
Resumé en anglais
This Master Thesis tackles aerodrome geometric design according to the standards and recommended practices from the ICAO (International Civil Aviation Organization) and the FAA (Federal Aviation Administration). ICAO standards and recommended practices are from the document Annex 14 to the Convention on International Civil Aviation and from the referred documents. In turn, FAA documents herein addressed are the Airport Design: Advisory Circular 150/5300-13 and others referred in this one. By following a proposed design criteria framework, ICAO and FAA standards and recommended practices are compared. From such comparison, it is shown the differences in specifications itself and also in the way by which ICAO and FAA specify their standards. For the cases where direct comparisons are not possible, it is used a set of aircrafts of known characteristics. For the most complex design criteria, mathematical equations are also proposed. Another addressed issue is the flexibilization of design standards, which aims the accommodation of A380-800 and B747-8 aircrafts at existing airports. The ICAO flexibilizations are made from conclusions of the A380 Airport Compatibility Group (AACG) and the Boeing 747-8 Airport Compatibility Group (BACG). FAA flexibilizations are from this same agency, namely through EBs (Engineering Briefs). Lastly, the addressed design criteria are applied to analyse the operation of A380-800 and B747-8 aircrafts at São Paulo/Guarulhos International Airport.
 
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Date de Publication
2012-11-28
 
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