• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-12062013-144201
Document
Auteur
Nom complet
Andrea Laurindvicius Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Pietrantonio, Hugo (Président)
Guimarães, Carlos Alberto Bandeira
Kabbach Júnior, Felipe Issa
Titre en portugais
Método de análise de projetos viários para melhoria da segurança de pedestres e ciclistas em rodovias concessionadas paulistas.
Mots-clés en portugais
Rodovias (Projeto; Análise; Segurança)
Segurança de ciclistas
Segurança de pedestres
Segurança rodoviária
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é estudar a segurança de pedestres e ciclistas nas rodovias concessionadas do Estado de São Paulo. Os conceitos de oportunidade de manobra e oportunidade de conflito de tráfego têm sido usados para obter estimar a segurança em substituição à análise do histórico de acidentes. Estes conceitos têm a vantagem de depender apenas dos dados operacionais do local estudado, como velocidade, fluxo de veículos, fluxo de pedestres, entre outros. Inicialmente é apresentada a revisão dos dispositivos de segurança para pedestres e ciclistas na literatura nacional e internacional, seus parâmetros de aplicação e projeto. Com base nessa revisão foi realizado um estudo de campo que buscou formular um modelo de análise para avaliar o nível de segurança de pedestres e ciclistas em rodovias. Este modelo foi validado contra observações de campo (medidas empíricas) e comparação com o histórico de acidentes, com sucesso, mas apenas para pedestres.
Titre en anglais
Method of design projects analisis to improve pedestrians safety at highways in São Paulo.
Mots-clés en anglais
Conflit oportunity
Cyclists
Maneuveur oportunity
Pedestrians
Safety
Resumé en anglais
The purpose of this work is to study the level of risk for pedestrians and cyclists at highways in São Paulo. The concepts of maneuver opportunity and conflict opportunity in road traffic have been used to estimate safety in order to replace the accident history. These concepts have the advantage of depend only of traffic data such as, traffic flow and velocity and pedestrian flow, among others. First, pedestrian and bicycle facilities that improve safety are reviewed in the national and international literature, including applicability and design issues. Based on this review, the field study was carried-out, indenting to build a model to evaluate the level of risk for pedestrian and cyclists in highways. This model was validated against field observation (empirical measures) and comparison with accident historic, successfully but only for pedestrians.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-06-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.