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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2007.tde-08012008-144719
Documento
Autor
Nome completo
Régis Fernandes Bueno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Blitzkow, Denizar (Presidente)
Almeida, Pedro Afonso de Oliveira
Campos, Ilce de Oliveira
Paciléo Netto, Nicola
Schaal, Ricardo Ernesto
Título em português
Monitoração, por GPS, de deslocamentos em estruturas com carga dinâmica.
Palavras-chave em português
Agrimensura
Cartografia
Estruturas
Geodésia
Ondaletas
Rede geodésica
Sistema de posicionamento global
Resumo em português
A monitoração dinâmica de pontes rodoviárias através da determinação de deslocamentos espaciais é uma das atuais áreas de interesse da geodésia. A tecnologia de posicionamento por satélite é uma das ferramentas disponíveis para este fim e foi avaliada nesta pesquisa. Verifica-se que o GNSS pode contribuir para com o monitoramento dinâmico de estruturas e nos últimos anos se observam aplicações em grandes pontes estaiadas na Ásia, na Europa e na América do Norte. No presente estudo analisou-se a aplicação desta tecnologia em uma estrutura mais rígida, sob vinculo com uma rede de referência única e sob as condições apresentadas pela região brasileira. Foram realizados ensaios em um shaker, na Base de Calibração de Instrumentos Geodésicos da USP e na estrutura do Viaduto Ascendente 19 da rodovia dos Imigrantes, empregando-se a tecnologia GPS e análise modal. A partir de determinações no método relativo cinemático obtiveram-se os deslocamentos tridimensionais e a freqüências do primeiro modo de vibração da estrutura. A metodologia aplicada e os resultados obtidos demonstram a potencialidade do método também para estruturas mais rígidas e sob condições características da região brasileira, que diferem de outras partes do globo no que tange a tecnologia GPS. Ao final é sugerida uma Proposta Básica de Metodologia para a Monitoração de Estrutura com Carga Dinâmica pela Utilização de GNSS.
Título em inglês
Monitoring, by GPS, of displacements in structures with dynamic loads
Palavras-chave em inglês
Cartography
Geodesy
Geodetic network
Global positioning system
Structures
Surveyng
Resumo em inglês
The dynamic monitoring of road bridges though spatial displacements is one of the geodetic areas of interests. The satellite positioning technologies are one of the disposed tools for this task and were evaluate by present research. One verifies that GNSS can contribute for the dynamic monitoring of structures, and has applied for this task in the last years to large cable stayed bridges on Asia, on Europe and on North America. On the present study, one analyses the use of this technology in a more rigid structure, tied to a unique reference network and under Brazilian region conditions. Were realized essays over a shaker on USP Geodetic Instrumental Calibration Base and over the Imigrantes Roadway Ascending Viaduct 19 employing the GPS technology and modal analysis. By determinations in the kinematics relative method ones obtain the tridimensional displacements and the frequency of first modal shape of the structure. The applied methodology and its obtained results demonstrate the potentiality of this method for more rigid structure too, and under Brazilian region characteristics. At the end is proponed a Methodological Basic Proposal for Dynamic Charged Structure Monitoring thru GNSS Employment.
 
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BUENO_RF_2007.pdf (7.67 Mbytes)
Data de Publicação
2008-02-13
 
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