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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-07062013-111025
Documento
Autor
Nome completo
Hermes Leite Quadros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Gualda, Nicolau Dionísio Fares (Presidente)
Lima Júnior, Orlando Fontes
Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida
Título em português
Plataformas logísticas: uma contribuição à análise dos fatores relevantes para estudos de viabilidade de projetos com participação pública e privada.
Palavras-chave em português
Parceria público-privada
Plataformas logísticas
Resumo em português
Nesta dissertação, Plataformas Logísticas são apresentadas como infraestruturas para integração de transportes e geração de negócios. O interesse de diversos atores (operadores logísticos, indústrias, autoridades locais e regionais) requer um complexo planejamento de atividades associadas a aspectos geográficos, operacionais, gerenciais, administrativos e econômicos. Baseando-se em experiências internacionais, destacadamente a experiência alemã com as Güterverkehrszentren, este trabalho busca sistematizar as etapas necessárias para se avaliar a viabilidade de projetos que, muitas vezes, requerem participação pública e privada. Tal interação entre entes públicos e privados deixa o processo ainda mais complexo, dados os intrínsecos conflitos de interesse ao se planejar e projetar uma Plataforma Logística. Ao se buscar o estado da arte sobre o assunto, um procedimento de análise de projetos é sugerido e sua aplicação é feita associada ao caso da Plataforma Logística de Goiás, para a qual se identificaram possíveis fatores que levaram a não conclusão do empreendimento, apesar das medidas de governança adotadas pelo Estado.
Título em inglês
Logistics platforms: a contribution to the analysis of relevant factors to feasibility studies of projects with public and private participation.
Palavras-chave em inglês
Logistics platforms
Public private partnership
Resumo em inglês
In this dissertation, logistics platforms are presented as infrastructures for the transport integration and business generation. The interest of several stakeholders (third-party logistics, industries, local and regional authorities) requires a complex plan of activities associated with geographic, operational, managerial, administrative and economic features. Based on international experiences, especially the German experience with Güterverkehrszentren, this dissertation seeks to systematize the steps needed to assess the feasibility of projects that often require public and private participation. Such interaction between public and private entities makes the process even more complex, given the inherent conflicts of interest when planning and designing a logistics platform. Considering the state of the art on the subject, a design analysis procedure is proposed and its application is in the form of case study of the Logistics Platform of Goiás, for which have been identified possible factors leading to non-completion of the project despite measures taken by the State for governance.
 
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Data de Publicação
2013-06-17
 
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