• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-06022020-113520
Document
Auteur
Nom complet
Luca Di Biase
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Marte, Claudio Luiz (Président)
Cunha, André Luiz Barbosa Nunes da
Vianna Junior, Edison de Oliveira
Titre en portugais
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
Mots-clés en portugais
Controle de tráfego
Engenharia de tráfego
Microssimulação de tráfego
Otimização semafórica em tempo real
Sinalização de tráfego
VISSIM
Resumé en portugais
Nestas últimas décadas se tornou mais evidente a crise de mobilidade que a cidade de São Paulo vive, cujo aspecto mais evidente é sem dúvida o tráfego. O impacto deste sobre o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos paulistanos, representa um dos principais problemas com os quais os administradores da cidade devem lidar. Esta dissertação avaliou a aplicação de um sistema semafórico adaptativo, em tempo real, visando mitigar os congestionamentos atuais, melhorando o desempenho da rede viária. Através da utilização do microssimulador VISSIM numa área da cidade, foi estudada a viabilidade de um sistema deste tipo, baseado nas tecnologias BALANCE e EPICS, e os benefícios que geraria tanto para os ônibus quanto para os automóveis. Para quantificar os possíveis impactos que a abordagem proposta teria sobre o desempenho da rede viária de São Paulo, os resultados das simulações foram classificados através de indicadores de desempenho tais como velocidade, atraso, número de paradas, entre outros. As simulações alcançaram resultados significativos com todas as tecnologias avaliadas, com uma melhora dos indicadores que varia de 41% até 72%, como no caso da velocidade média nos cenários considerados. Não se produziram evidências para extrapolar estes resultados para regiões com características diferentes como, por exemplo, os corredores metropolitanos.
Titre en anglais
Analysis of real-time traffic control optimization systems to improve the performance of roads nework: a case study in the City of São Paulo.
Mots-clés en anglais
Adaptive traffic control systems
Real-time traffic light optimization
Traffic engineering
Traffic microsimulation
VISSIM
Resumé en anglais
In recent decades, the mobility crises that the city of São Paulo has been experiencing is becoming more evident, which the most obvious aspect is the traffic. The impact of this on the environment, the economy and the quality of life of the people of São Paulo represents one of the main problems that city administrators must deal with. This research project analyzed the possible application of real-time adaptive traffic control systems to improve the performance of São Paulo's road network. Through the use of the microsimulator VISSIM in an area of the city, the feasibility of such a system based on BALANCE and EPICS technologies has been tested to understand the benefits it could generate for both the cars and public transport vehicles. To better quantify the impacts that the proposed approach could have, the results will be compared and classified by means of a selection of key performance indicators such as speed, delay, number of stops, among others. The simulations achieved significant results with all technologies evaluated, with an improvement of the indicators ranging from 41% to 72%, as in the case of the average speed in the considered scenarios. No evidence has been produced to extrapolate these results to regions with different characteristics, such as metropolitan corridors.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LucaDiBiaseCorr19.pdf (4.08 Mbytes)
Date de Publication
2020-02-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.