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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-04072013-174520
Document
Auteur
Nom complet
Renata Marconato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Quintanilha, José Alberto (Président)
Barros, Alexandre Lahoz Mendonça de
Rocha, Marcelo Monteiro da
Titre en portugais
Análise do custo de transporte de fertilizantes com uso de modelagem digital de terreno.
Mots-clés en portugais
Custo logísticos
Fretes
Indicadores de preços
Modelo digital de terreno
Resumé en portugais
A indústria brasileira de fertilizantes encontra-se submetida a um sistema de tributação que pode anular a concorrência do produto nacional em relação ao importado, em função da configuração geográfica da oferta doméstica e do fato do produto importado desfrutar de benefícios tarifários. Tais benéficos são justificados pela grande dependência que a agricultura brasileira tem deste importante insumo e, a localização do consumidor em relação aos principais portos de entrada do produto e da indústria nacional é uma informação estratégica para o mercado e para a viabilidade de projetos de investimentos domésticos. O presente estudo analisou os custos logísticos que incidem sobre os principais fertilizantes importados através da utilização de uma nova metodologia: o uso de um modelo digital de terreno. O modelo foi gerado interpolando-se indicadores de preços construídos a partir das variáveis que atuam na formação dos preços dos fertilizantes importados por meio de três métodos diferentes. O produto do estudo é um modelo digital que descreve o comportamento do preço do fertilizante importado de uma forma contínua sobre a superfície. Este modelo foi usado para analisar a área de abrangência do fertilizante importado de cada um dos principais portos e elaborar simulações a partir da manipulação das variáveis do modelo.
Titre en anglais
Analysis of fertilizers transportation cost using digital terrain model.
Mots-clés en anglais
Digital terrain model
Freight
Logistic cost
Price indicators
Resumé en anglais
The Brazilian fertilizer industry is subject to a tax system that can cancel the competition of the national product with regard to imported, depending on the geographic configuration of the domestic supply and the fact that the imported products take advantage of tariff benefits. Such benefits are justified by the large dependence of the Brazilian agriculture has this important input. Therefore, the location of the consumer market in relation to the main ports of entry of the input and the domestic industry is a strategic information to the market and the viability of domestic investment projects. This study analyzed the logistics costs imposed on the main imported fertilizers by using a new methodology: the use of a digital terrain model. The model was generated interpolating price indicators constructed from the variables that act in the formation of prices of imported fertilizers by three different methods. The product of the study is a digital model that describes the behavior of the imported fertilizer price in a continuous manner over the surface. This model was used to analyze the coverage area of the imported fertilizer for each of the main ports and prepare simulations from the manipulation of model variables.
 
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Date de Publication
2013-07-16
 
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