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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-17102017-074613
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Alexandre Kulay
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2000
Directeur
Jury
Silva, Gil Anderi da (Président)
Reis, Lineu Belico dos
Salvagnini, Wilson Miguel
Titre en portugais
Desenvolvimento de modelo de análise de ciclo de vida adequado às condições brasileiras: aplicação ao caso do superfosfato simples.
Mots-clés en portugais
Ciclo de vida (Análise)
Engenharia química
Fosfatos
Resumé en portugais
A noção de que o consumo de produtos manufaturados atinge adversamente o suprimento de recursos e a qualidade do meio ambiente fez com que o mercado consumidor exigisse das corporações e dos organismos reguladores medidas mais eficientes quanto a preservação da Natureza. Através de iniciativas como essa renasceu um instrumento de gestão ambiental conhecido por Análise de Ciclo de Vida - ACV. A ACV é uma metodologia criada para identificar aspectos ambientais e quantificar seus impactos associados, ao longo de todo seu ciclo de vida, ou seja, desde a extração de matérias-primas, até a disposição final do produto, novamente no meio natural. Seu uso auxilia na priorização de ações de melhoria visando a prevenção da poluição,permitindo uma alocação mais adequada de recursos materiais, humanos e econômicos. Além disso, estimulariam o aumento da competência e favoreceriam a inovação tecnológica, considerando sempre a relação custo-benefício envolvida. O objetivo desse trabalho é propor um modelo de ACV que seja adaptado às condições brasileiras. Para a comprovação do modelo, foi estudado o caso de produção de um fertilizante fosfatado - superfosfato simples. Verificou-se que por ser a ACV uma metodologia amplamente dependente de dados precisos e confiáveis, a indisponibilidade de bancos de dados genuinamente nacionais limita em muito seu raio de aplicação no país. Entretanto, foi possível constatar também, que mesmo diante dessa limitação,o uso da ACV amplamente aplicável na prática, principalmente no que se refere a hierarquização de ações de melhoria de desempenho ambiental de um produto. Verificou-se ainda que o ciclo de vida de manufatura do superfosfato simples não traz impactos significativos sobre o meio ambiente. Suas maiores contribuições em termos de impactos ambientes são relativas ao Aquecimento Global - dada a predominância de transporte rodoviário np país - a Eutrofização - em função das constantes ) perdas de processo - e a redução do espaço físico, motivada pela elevada geração de resíduos sólidos por ocasião da etapa de beneficiamento da rocha fosfática.
Titre en anglais
Development of a life cycle assessment model suitable to the brazilian conditions: application to the case study of single superphosphate.
Mots-clés en anglais
Chemical engineering
Life cycle assessment
Phosphate
Resumé en anglais
The society is actually convinced that the manufactured products bring problems to the Nature mainly, in terms of resource depletion and environment quality. This posture make the government and the corporations change their ways to deal with environmental management. In this picture, appeared again the life cycle assessment. LCA is a tool used to identify environmental damage, and evaluate it's proportion. From the cradle to grave of a product. Besides, LCA can support improvement actions, in the way of the pollution prevention, permitting tha allocation of material, human and economic resources. The goal of this scientific work is to propose a model of life cycle assessment specific to the brasilian condition. To test the model it was studied the manufacturing life cycle from the single superphosphate. The main conclusion's were that, even with deep limitation in term of databases extricate from Brazil, limited the use of the methodology to qualitative conclusions. On the other side, the model, even needing some sets, proved being useful in practical studies. In term of superphosphate, the most significative environmental impacts are Global Warming, because of the material transportation in Brazil is basically by road do the Nitrification, because the losses of the process. In general, the single superphosphate has, in reality low environmental profile.
 
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Date de Publication
2017-10-17
 
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