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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2007.tde-31032008-145820
Documento
Autor
Nome completo
Gin Kwan Yue
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Muscat, Antônio Rafael Namur (Presidente)
Biazzi, Jorge Luiz de
Di Serio, Luiz Carlos
Gonçalves, Marilson Alves
Laurindo, Fernando José Barbin
Título em português
Modelo de negócio: uma proposta de visão integrada de processos logísticos em redes de restaurantes fast food.
Palavras-chave em português
Cadeia de suprimentos
Logística
Resumo em português
A elevada competitividade nos diversos setores da economia brasileira também está presente no varejo de alimentação. Destaca-se a parcela composta por estabelecimentos dedicados ao fornecimento de lanches ou refeições rápidas, conhecidos como restaurantes fast food. Esse setor exibe a presença de redes internacionais, no formato de franquias, que tornam o mercado mais competitivo. Este trabalho está voltado para o segmento de redes de restaurantes fast food, estudando os relacionamentos envolvidos nas operações logísticas, dentro da cadeia de suprimentos. Para os diversos participantes dessa cadeia - organização detentora da franquia da rede, restaurantes, fornecedores, provedores de serviços logísticos e clientes - a logística, envolvendo atividades como compras, inventário e distribuição, tem uma função central e estratégica, influenciando de forma significativa os resultados de todas as partes. Um aspecto relevante é a política de terceirização (outsourcing) das atividades logísticas, cada vez mais presente em todo o mundo, que também se apresenta como alternativa neste segmento. Destaca-se a figura do operador logístico, um provedor de diversas funções logísticas, realizando-as de forma integrada. Em face deste contexto, o principal objetivo deste trabalho é a proposição de modelos de negócios que podem ser aplicados às redes de restaurantes fast food, onde são mostradas as diversas formas de relacionamentos entre os participantes, visando a obtenção de valor para o cliente. O modelo de negócio é a base para a definição da estratégia competitiva dos integrantes da cadeia de suprimentos, em busca de vantagem competitiva para o grupo. Uma pesquisa empírica (survey) foi realizada com redes de restaurantes fast food para permitir a visão da realidade empresarial e auxiliar no desenvolvimento dos modelos de negócios. Em seguida foram selecionados quatro casos - três redes e um operador logístico - para um estudo mais aprofundado e obtenção de insights que possibilitem compreender a estratégia competitiva destas redes.
Título em inglês
Business model: a proposal to an integrated vision of logistics processes applied to chains of fast food restaurants.
Palavras-chave em inglês
Business model
Fast food restaurant
Integrated service provider
Outsourcing
Resumo em inglês
The high level of competitiveness in the various sectors of the Brazilian economy is also present in food retail. The segment made up of establishments devoted to offering snacks or quick meals, known as fast food restaurants, stands out. In it, international chains with the franchise format can be found, which makes the market more competitive. This piece of work is geared to the segment made up of fast food restaurant chains. It studies the relationships involved in the logistical operations within the supply chain. For the various participants in this chain -- the organization that owns the franchise, restaurants, suppliers, providers of logistical services and customers -- the logistics, involving activities such as purchasing, inventory and distribution, have a central and strategic role, significantly influencing the results of all the parties. A relevant aspect is the worldwide and ever more common policy of outsourcing logistical activities, which also shows up as an alternative in this segment. A character that stands out is the integrated service provider, who carries out several logistical functions and does so in integrated way. In view of this context, the main purpose here is proposing business models that may be applied to fast food restaurant chains. In them, the various forms of relationship between the participants are shown, with the aim of obtaining value for the customer. The business model is the basis for defining the competitive strategy of the players of the supply chain, in the search for competitive advantage for the group. A survey of fast food restaurant chains was conducted to allow one to grasp the business reality and help in the development of the business models. Next, four cases were selected -- three chains and an integrated service provider -- for a more in-depth study and to obtain insights that make it possible for one to understand the competitive strategy of these chains.
 
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Data de Publicação
2008-04-04
 
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