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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-30072013-234715
Documento
Autor
Nombre completo
João Luiz Veiga Manguino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Ronconi, Débora Pretti (Presidente)
Costa, Alysson Machado
Mesquita, Marco Aurélio de
Título en portugués
Problema de roteamento de veículos com frota mista, janelas de tempo e custos escalonados.
Palabras clave en portugués
Custos escalonados
Frota heterogênea
Heurística
Janelas de tempo
Problema de roteamento de veículos
Programação linear inteira mista
Resumen en portugués
O tema de roteamento de veículos é de grande importância na literatura e tem sido amplamente estudada pela sua importância para muitas indústrias. Com a evolução na literatura, mais características foram adicionadas para torná-lo mais próximo de situações reais. Alinhado com esta tendência, este trabalho aborda o problema de roteamento de veículos quando há a terceirização da frota que realiza as entregas. Uma forma de cobrança do frete é por meio de custos escalonados, que são calculados de acordo com o tipo de veículo e a distância percorrida, com valores fixos para cada faixa de distância. Embora seja uma forma comum de trabalho na indústria, nenhum trabalho focado nesta característica foi encontrado na literatura. Este problema é o problema de roteamento de veículos com frota mista, janelas de tempo e custos escalonados (FSMVRPTWSC). Ao abordar este problema, este trabalho apresenta um modelo de programação linear inteira mista que é avaliado em um cenário real da indústria. Além disso, três heurísticas de inserção sequencial são propostas para lidar com problemas maiores. Estes métodos são examinados por meio de testes computacionais em 168 problemas de referência gerados para este problema. Os experimentos numéricos mostram que os métodos são robustos e eficientes, apresentando um bom desempenho em conjuntos de problemas com diversas características.
Título en inglés
Fleet size and mix vehicle routing problem with time windows and scaled costs.
Palabras clave en inglés
Heterogeneous fleet
Heuristics
Mixed integer linear programming model
Scaled costs
Time windows
Vehicle routing problem
Resumen en inglés
The theme of vehicle routing is of great importance in the literature and has been widely studied for its relevance to many industries and, throughout the literature, more characteristics have been added to make it closer to real situations. Aligned with this trend, this paper addresses the vehicle routing problem when there is outsourcing of the fleet that delivers goods. One form of freight charging is by scaled costs, which are calculated according to the type of vehicle and the distance traveled, with fixed values for each distance range. Though it is a common form of work in the industry, no work focused on this characteristic was found in the literature. This problem is the fleet size and mix vehicle routing problem with time windows and scaled costs (FSMVRPTWSC). In approaching this problem, this paper presents a mixed integer linear programming model that is evaluated under a real situation scenario. Furthermore, three sequential insertion heuristics are proposed in order to deal with larger problems. These methods are examined through a computational comparative study in 168 benchmark problems generated for this problem. The numerical experiments show that the methods are robust and efficient, performing well in different problem sets.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-08-05
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • MANGUINO, J. L.V., e RONCONI, D. P. Problema de Roteamento de Veículos com Frota Mista, Janelas de Tempo e Custos Escalonados. In XVI Congresso Latino-Iberoamericano de Investigación Operativa / XLIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, 2012. Anais do XVI CLAIO/XLIV SBPO.Rio de Janeiro : SOBRAPO, 2012. Dispon?vel em: http://www.claiosbpo2012.iltc.br.
  • Ronconi, Débora P., e MANGUINO, J. L.V. Minimizing Total Scaled Costs in a Fleet Size and Mix Vehicle Routing Problem with Time Windows. In EURO/INFORMS 2013 - European Conference on Operational Research, Roma, 2013. Abstract Book European Conference on Operational Research.Roma : Association of European Operational Research Societies, 2013. Resumo. Dispon?vel em: http://euro2013.org/wp-content/uploads/program-euro26.pdf.
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