• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-28042009-173139
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Antonio de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Ferreira, José Joaquim do Amaral (Président)
Limongi-França, Ana Cristina
Rotondaro, Roberto Gilioli
Titre en portugais
Monitoramento da satisfação de cliente em contexto business-to-business: um survey em empresas com certificado ISO 9001-2000 no Estado de São Paulo.
Mots-clés en portugais
Certificação ISO - São Paulo
Satisfação do consumidor
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas que operam no contexto business-to-business realizam o monitoramento da satisfação de seus clientes. O tema é bastante relevante no cenário atual, em que as empresas investem quantias significativas em diversos programas de melhoria e possuem grandes dificuldades para avaliar se tais programas impactam na satisfação de seus clientes e, por conseqüência, na sua fidelização. Para tanto, foi realizada uma avaliação de bibliografia disponível, principalmente aquelas provenientes das áreas de marketing e gestão de qualidade. A metodologia adotou elementos de pesquisa quantitativa e qualitativa, mesclando uma pesquisa quantitativa tipo survey com análise de múltiplos casos. O universo para coleta de dados da pesquisa quantitativa foi empresas com certificado ISO 9000 no estado de São Paulo, extraído da base de dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas, partindo-se do pressuposto que essas empresas monitoram a satisfação de seus clientes. A pesquisa qualitativa foi elaborada com base no estudo de múltiplos casos em cinco empresas selecionadas em função de alguns critérios obtidos da avaliação bibliográfica e respostas à pesquisa quantitativa. As conclusões deste estudo são: as empresas certificadas do estado de São Paulo que operam em contexto business-to-business utilizam a pesquisa de satisfação como forma de monitorar a satisfação de seus clientes; com base na revisão bibliográfica e estudos de múltiplos casos, é oferecido um modelo para monitoramento de satisfação de clientes.
Titre en anglais
Costomer satisfaction in business-to-business context: A survey in ISO 9000 certified companies in São Paulo state.
Mots-clés en anglais
Costomer satisfaction
Marketing
Production engenering
Resumé en anglais
The goal of this work is to identify how companies that act in business-to-business context accomplish the management of their customers satisfaction. This issue is very important in the current scene, in which companies invest expressive sums in several improvement programs and face great difficulties to evaluate the impact of these programs in the customers satisfaction and, in consequence, in their loyalty. In order to carry out this study, we have evaluated the available bibliography, especially that proceeding from the areas of marketing and quality management. The adopted methodology included both elements of quantitative and qualitative research, mixing a quantitative survey and analysis of multiple cases study. The universe for data collection were the companies with ISO 9000 certificate in the state of São Paulo, extracted from the Associação Brasileira de Normas Técnicas data base. This analysis assumed that these companies monitor their customers satisfaction. The qualitative research was elaborated relying on the study of multiple cases in five companies selected in function of some criteria obtained from bibliographical evaluation and the answers to the quantitative survey. The conclusions of this study are: the certified companies in the state of São Paulo that act in business-to-business context use the satisfaciton research as a way of management their customers satisfaction; based on bibliographical revision and study of multiple cases, it is presented a model to monitor the customers satisfaction.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
OLIVEIRA_M_A.doc (40.00 Kbytes)
Date de Publication
2009-05-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.