• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2004.tde-28042004-150606
Documento
Autor
Nome completo
José Carlos de Souza Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Marx, Roberto (Presidente)
Alves Filho, Alceu Gomes
Arkader, Rebecca
Maximiano, Antonio Cesar Amaru
Zilbovicius, Mauro
Título em português
Um estudo sobre a reconfiguração da função compras em empresas do setor automotivo.
Palavras-chave em português
administração de compras
estrutura organizacional
indústria automobilística
produtos (projeto)
Resumo em português
No decorrer dos anos 90, a função compras nas empresas do setor automotivo passou por uma significativa transformação. A área de compras, que estava tipicamente voltada para a atividade de aquisição, passou a fazer parte de um processo complexo e integrado, envolvendo, além da área de compras, outras áreas da organização (engenharia, qualidade, finanças, logística, marketing, entre outras) que exercem papel estratégico. Vários fatores contribuíram para essa transformação, destacando-se dentre eles: a influência das práticas da produção enxuta (lean production), as novas formas de relacionamento entre as empresas na cadeia de suprimentos, a evolução dos negócios pela Internet, o surgimento de fornecedores mais especializados em função dos avanços tecnológicos e a própria competição global, provocando uma reestruturação organizacional nas empresas. Neste cenário, o presente trabalho estuda a evolução da atividade de compras levando em conta a interdependência entre as dimensões produzir, comprar e fornecer, interdependência essa que, a partir de um determinado projeto de produto, afeta a forma como a área de compras se organiza e opera na empresa e junto à cadeia de suprimentos. Conceitos como sede de projeto, sede de produção, produção modular, desverticalização produtiva, just in time, entre outros, são tratados no presente trabalho como uma espécie de pano de fundo para a nova configuração de compras, analisada em duas montadoras, localizadas no ABC Paulista, que centralizam as compras de materiais produtivos para as demais plantas localizadas no Brasil. Como contribuição científica, o presente trabalho procura mostrar a configuração de compras de empresas que adotam práticas modernas tanto na gestão de suprimentos como no relacionamento com o fornecedor, analisando a nova forma de atuação de compras, cujas atividades vão além das negociações típicas de preço e prazo e requerem o aprimoramento do perfil e das qualificações dos compradores.
Título em inglês
New configuration of sourcing in automotive industry: a study.
Palavras-chave em inglês
automotive industry
organization
products (design)
sourcing administration
Resumo em inglês
During the 1990’s, sourcing in companies of the automotive sector underwent a major transformation process. The purchasing area, which until then had been typically geared to buying, became part of a complex and integrated process involving other areas besides purchasing (such as engineering, quality, finance and logistics, among others), and which have a strategic role in the organization. Several factors have contributed to this transformation, outstanding among them: the influence of lean production practices, the new types of relationships among companies in the supply chain, the e-business boom, the presence of more specialized suppliers due to technological advancements and to global competition itself. All of these aspects have caused an organizational restructuring in the companies. Ser against this scenario, this work studies the evolution of purchasing taking into account the existing interdependence at the levels of producing, buying and supplying which, based on a given product design, has affected the way purchasing is organized and how it operates within the company and in connection with the supply chain. Concepts such as design headquarters, production headquarters, modular production, production outsourcing - just in time among them - are dealt with in this work as a type of background for the new configuration of purchasing analyzed at two assemblers of the ABC district in São Paulo that centralize the purchasing of productive materials for the remaining plants located in Brazil. This study aims to make a scientific contribution by showing the purchasing configuration of companies which adopt modern practices both in supply management and in the relationship with the supplier, analyzing the new role of purchasing, whose activities go beyond the typical price and deadline negotiations, and which require the upgrade of the purchaser’s profile and qualifications.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TDE.pdf (1.43 Mbytes)
Data de Publicação
2004-05-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.