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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-26072016-144339
Documento
Autor
Nome completo
Anderson Oliveira de Ornelas Paschoal
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida (Presidente)
Bonato, Daniela Bacchi Bartholomeu
Cunha, Claudio Barbieri da
Título em português
Desenvolvimento e aplicação de um modelo para o Pollution Routing Problem.
Palavras-chave em português
Combustíveis
Consumo de energia
Emissão de CO2
Gases de efeito estufa
Janelas de tempo
Poluição
Roteirização
Resumo em português
O transporte rodoviário é uma das atividades econômicas do homem que mais contribuem para a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Sabe-se que a emissão de CO2 está diretamente vinculada ao consumo de combustível. Por isso, é possível encontrar uma série de trabalhos que objetivam diminuir as emissões por meio da redução do consumo de combustível dos veículos. A otimização de rotas é uma importante ferramenta para essa redução e, consequentemente, possibilita minimizar as emissões dos veículos. Esta pesquisa tem como objetivo aplicar em uma empresa líder na distribuição de revistas no país o PRP, que é um modelo de minimização do consumo de combustível/emissão de GEE por meio de ajustes das variáveis como velocidade média, quantidade de carga transportada, distância percorrida e inclinações das vias. Como a maioria das metodologias de estimativa de combustível existentes na literatura não considera a inclinação das vias nos seus cálculos, neste trabalho foi necessário desenvolver uma metodologia para incluí-la no modelo. Testes foram efetuados com variações nas janelas de tempo, e o modelo mostrou-se sensível a cada uma das variáveis analisadas, gerando economias em 100% das rotas estudadas.
Título em inglês
Developing and implementing a model for a Pollution Routing Problem.
Palavras-chave em inglês
Energy consumption
Fuel consumption CO2 emissions
Greenhouse gas emissions
Time windows
Vehicle routing
Resumo em inglês
Road transport is one of the biggest contributors of Greenhouse Gases emissions of all humans economic activities. It is known that CO2 emissions are directly related to fuel consumption, so that is why it is possible to find a series of studies that aims to reduce emissions by reducing vehicles fuel consumption. Route optimization is an important tool for reducing fuel consumption and hence emissions. This research aims to implement the PRP model in a leading company in the country, which is a model that minimizes fuel consumption/GHG emissions through adjustments of variables such as average speed, pay load, distance traveled and slopes of the road. Most existing fuel estimation methodologies found in the literature does not consider the slope of the roads in their calculations. So in this research it was necessary to develop a methodology to include it in the model. Tests were performed with variations in the time windows and the model was sensitive to each of the variables analyzed, generating savings on 100% of the studied routes.
 
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Data de Publicação
2016-07-27
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • PASCHOAL, A. O., ALMEIDA, F. G. V., e Yoshida Yoshizaki, Hugo Tsugunobu. Análise Comparativa De Modelos De Estimativa De Consumo De Combustível Para Veículos De Carga. In XXVII ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte, Belém, PA, 2013. Anais do XXVII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte - ANPET., 2013.
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