• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2012.tde-26072013-144656
Documento
Autor
Nome completo
Flavia Renata Dantas Alves Silva Ciaccia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Sznelwar, Laerte Idal (Presidente)
Duarte, Francisco José de Castro Moura
Lourenção, Paulo Tadeu de Mello
Mascia, Fausto Leopoldo
Yanagihara, Jurandir Itizo
Título em português
Entre a vivência do conforto e do desconforto em cabines de aeronaves: uma abordagem baseada na atividade.
Palavras-chave em português
Conforto
Ergonomia
Interior de aeronaves
Projeto de produtos
Resumo em português
Nos últimos anos, inúmeros trabalhos têm investigado como avaliar a percepção de conforto e desconforto no transporte aéreo. A literatura mostra que o conforto é um construto de natureza subjetiva, de difícil mensuração e, por este motivo, a avaliação de aspectos de desconforto é sugerida em alguns estudos. O objetivo geral desta pesquisa foi aprimorar os métodos de análise do conforto e do desconforto vivenciado pelo passageiro ao considerar as atividades realizadas durante um voo típico, contribuindo com o projeto de poltrona e de cabine de aeronaves. Para tal, este estudo propõe um método dividido em três fases: mapeamento de pressão de posturas estáticas, mapeamento contínuo de pressão e mapeamento de posturas típicas. O intuito da primeira fase foi identificar as contribuições e limitações dos métodos e técnicas descritos na literatura por meio de um experimento utilizando mapeamento de pressão de interface entre o ocupante e a poltrona em de posturas estáticas e um questionário de avaliação da poltrona. A segunda fase analisou as atividades de repousar e ler em um simulador que representa o interior de uma aeronave, com o apoio da técnica de medição contínua de pressão de interface em conjunto com observação de pesquisadores e relato pós-experimento. Após a realização dos ensaios, a equipe do projeto participou de sessões brainstorming onde melhorias do ambiente vivencial do passageiro foram identificadas e prototipadas em um segundo momento. A última fase avaliou a percepção de desconforto em cada parte do corpo em posturas pré-definidas que representaram as posturas mais utilizadas nos ensaios da fase anterior. Os resultados da pesquisa mostraram que cada fase que compõe o método possui um olhar diferente sobre a poltrona e o ambiente da cabine, mas que no conjunto se complementam com o intuito de identificar oportunidades de melhoria do projeto desses elementos. Além disso, uma mudança ocorreu também no time de concepção que, a partir da reflexão sobre a experiência vivida, se sensibilizou para aspectos de projeto que anteriormente passavam despercebidos, permitindo a geração de soluções que atendessem não somente aos requisitos de certificação e de produto, mas também propiciassem condições mais favoráveis para a realização de atividades em voo.
Título em inglês
Living experience between comfort and discomfort in an aircraft cabin: an approach based on activity.
Palavras-chave em inglês
Aircraft interior
Comfort
Ergonomics
Product development
Resumo em inglês
In recent years, numerous studies have investigated how to assess the perception of comfort and discomfort in the air transportation. Literature shows that comfort is a subjective construct, difficult to measure and, therefore, the assessment of discomfort aspects is suggested in some studies. The overall objective of this research was to improve the evaluation methods of passengers comfort and discomfort while considering the activities performed during a typical flight, contributing to seat and aircraft cabin project. Thus, this thesis proposes a method divided into three phases: static postures pressure mapping, continuous pressure mapping and typical postures mapping. The aim of the first phase was to identify the contributions and limitations of methods and techniques described in the literature by developing an experiment using static postures pressure mapping and a seat evaluation questionnaire. The second phase examined the activities of resting and reading in an aircraft interior simulator using continuous pressure measurement allied to observation and postexperiment report. After the tests, the design team participated in brainstorming sessions where improvements in seat and aircraft cabin were identified and prototyped in a further moment. The last phase evaluated discomfort perception in each body part when adopting the most common postures used in the previous phase. The results showed that each method phase brings a different view on the seat and aircraft cabin that contributes to identify opportunities for improving the design of these elements. Furthermore, the design team, reflecting on their own experience, could develop solutions for aircraft cabin project that not only met airworthiness and product requirements, but also provided more affordable conditions for performing in flight activities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.