• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.3.2002.tde-25072002-122326
Document
Auteur
Nom complet
Julio Cesar Donadone
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Sznelwar, Laerte Idal (Président)
Amato Neto, Joao
Bertero, Carlos Somar
Grun, Roberto
Zilbovicius, Mauro
Titre en portugais
Os hunos já chegaram: dinâmica organizacional, difusão de conceitos gerenciais e a atuação das consultorias.
Mots-clés en portugais
consultorias
difusão conceitos gerenciais
dinâmica organizacional
Resumé en portugais
Ao se visualizar o mundo organizacional nas últimas duas décadas, nos deparamos com um conjunto de organizações que aparecem em posição de destaque. As empresas de consultoria organizacional despontam como uns dos setores mais dinâmicos do período. Assim sendo, o presente estudo pretende contribuir com o entendimento do processo de crescimento do mercado de consultorias, suas formas de atuação e o relacionamento com as demais organizações, a partir de três pontos de referência. Num primeiro momento, enfocando o mercado de consultoria internacional, procurando identificar suas características, principais mudanças nas últimas décadas e as especificidades do setor no Brasil. Na segunda parte, enfoco as mudanças no espaço empresarial e gerencial no decorrer do período. O conjunto tem a função de ser uma forma de visualizar a atuação dos quadros gerenciais frente às novas configurações e demandas organizacionais, formadas a partir dos anos oitenta, e um contraponto ao ideário oriundo das consultorias. Como outro elemento componente da construção desta pesquisa, busca-se discutir as formas e os mecanismos de difusão de idéias gerências e os diversos setores envolvidos no processo, focalizando a atuação das empresas de consultoria e sua ligação com demais setores do campo de venda de novidades organizacionais, em especial a imprensa de negócios. A escolha pretende contribuir para o entendimento das relações empresas – consultorias, partindo da questão da difusão de novas referências gerenciais.
Titre en anglais
Organizational dynamics diffusion of management concepts and consulting firms atuation.
Mots-clés en anglais
consulting firms
diffusion of management concepts
organizational dynamics
Resumé en anglais
When visualizing the world organizational in the last two decades, we came across a group of organizations that appear in prominence position. The consulting firms blunt as some of the most dynamic sections of the period. Like this being, the present study intends to contribute with the understanding of the process of growth of the consulting market, your forms of performance and the relationship with the other organizations, starting from three point of reference. In a first moment, focusing the market of international consulting, trying to identify your characteristics, main changes in the last decades and the specificities of the section in Brazil. In the second it leaves, I focus the changes in the managerial and managerial space in elapsing of the period. The group has the function of being a form of visualizing the performance of the pictures managerial front to the new configurations, formed starting from the eighties, and a counterpoint to the ideas originating from of the consulting firms. As other component element of the construction of this research, is looked for to discuss the forms and the mechanisms of diffusion of ideas managements and the several sections involved in the process, focalizing the performance of the consulting firms and your connection with other sections of the field of sale of organizational innovations, especially the press of businesses. The choice intends to contribute for the understanding of the relationships companies – consulting firms, leaving of the subject of the diffusion of new managerial references.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2002-08-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.