• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2013.tde-24122013-115057
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Margara da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Massote, Alexandre Augusto
Moraes, Renato de Oliveira
Pessôa, Marcelo Schneck de Paula
Riccio, Edson Luiz
Título en portugués
Liderança e gestão em TI: uma análise do desempenho de gestores de TI baseada em competências críticas de gestão.
Palabras clave en portugués
Avaliação de competências
Avaliação de desempenho
Gestão da TI
Liderança em TI
Resumen en portugués
A fronteira entre as áreas de negócios e as de tecnologia de informação (TI) vai deixando de existir e isso exige competências de gestão, baseadas em novos conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, que extrapolam as questões técnicas. A literatura disponível discute quais são as competências críticas de forma isolada, não as relaciona com a competitividade das empresas e não analisa o desempenho dos gestores em cada uma das competências consideradas críticas. Com o objetivo de compreender quais são as competências críticas de gestão em TI e qual é o desempenho dos gestores nessas competências, foi efetuada, neste estudo, uma revisão da teoria, a fim de elaborar um modelo de avaliação de desempenho e avaliar 149 gestores de TI. Essa avaliação foi baseada em 22 competências de gestão, organizadas em cinco áreas: gestão da estratégia de TI, gestão da inovação e tecnologia, gestão do valor da TI, gestão das equipes de TI e gestão do desempenho da TI. Na análise dos dados foram testadas dez hipóteses de pesquisa sobre as prioridades e o desempenho dos gestores de TI para poder analisar se há variação em função de fatores externos ligados ao negócio (orientação competitiva, segmento de mercado e porte do negócio) e de fatores internos (processos e funções exercidas em TI). Com base nos resultados, foi possível constatar que os fatores internos, mais que os externos, influenciam o desempenho dos gestores de TI, principalmente dependendo da função por ele ocupada dentro da organização de TI. As avaliações de competências dos gestores de infraestrutura foram superiores aos gestores de desenvolvimento e na escolha de prioridades, um maior número de gestores de infraestrutura elegeu a gestão da inovação e a gestão do valor como prioridade para o negócio.
Título en inglés
IT management and leadership: an analysis of the IT managers performance based on critical management competencies.
Palabras clave en inglés
Competencies evaluation
IT leadership
IT management
Performance evaluation
Resumen en inglés
The frontier between business and technology is reducing with technologies advance and it is requiring management competencies, based on new knowledge, skills and attitudes of leadership that go beyond technical issues. The literature discusses which competencies are critical, but it is not taking in count the business competitiveness and also does not analyzes the managers performance in each critical competency. Aiming to understand which competencies are critical in IT management and how is the performance of managers on these competencies, in this study has been conducted a theory review in order to develop a performance evaluation model and evaluate 149 IT managers based on 22 management competencies, which were organized in five areas: IT strategy management, innovation and technology management, IT value management, IT team management and IT performance management. In data analysis were tested ten research hypotheses about the priorities and performance of IT managers in order to conclude whether there is performance variation due to external factors related to the business (competitive orientation, market segment and company size) and internal factors (processes and functions in IT) that can influence the performance evaluations based on management competencies. Based on the results, it was found that the internal factors rather than external ones, influence the performance of managers, mainly depending on the role they have within the IT organization. The Competencies evaluations of IT infrastructure managers were higher than systems development managers and also most of them chose innovation management and value management as a business priority.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-01-13
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • OLIVEIRA, Cláudio Luiz Cruz de, et al. INTERNET COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM CASO NA INDÚSTRIA PORTUÁRIA. Produção (São Paulo), 2008, vol. 18, p. 423-440.
  • SILVA, Eduardo Margara da, et al. Gestão da qualidade em serviços de TI: em busca de competitividade. Produção (São Paulo), 2006, vol. 16, nº 2, p. 329-340.
  • OLIVEIRA, Macir Bernardo de, LAURINDO, F. J. B., e SILVA, Marcia Terra da. Utilizando a tecnologia da informação para a criação de valor (eficiência e eficácia) nos serviços na saúde: estudo de caso. In SLADE 2006 - Congresso Latino Americano de Estratégia, Balneario Camboriu, 2006. Anais do SLADE 2006 - Congresso Latino Americano de Estratégia.Balneario Camboriu : Univali, 2006.
  • SILVA, Eduardo Margara da, et al. Evaluating Quality Perception in IT Services: A Brazilian Exploratory Study. In IRMA 2005 - Information Resources Management Association International Conference, San Diego, 2005. Proceedings of IRMA 2005.Hershey : Idea Group Publishing, 2005.
  • SILVA, Eduardo Margara da, et al. Serviços de TI - A qualidade impulsionando negócios. In 2º CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, 2005. Anais do 2º CONTECSI.São Paulo : TECSI - Laboratorio de Tecnologia e Sistemas de Informação da FEA/USP, 2005.
  • SILVA, Eduardo Margara da, e LAURINDO, F. J. B. A CONTRIBUIÇÃO DA TI PARA A GESTÃO BASEADA EM VALOR. In 6o. Contecsi - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, 2009. Proceedings of 6th. Contecsi. : Tecsi- FEA-USP, 2009.
  • SILVA, Eduardo Margara da, LAURINDO, F. J. B., and SALERNO, M. S. IT contribution forms to corporate innovation: A case study in a large Brazilian Bank. In ICPR-AR 2012 (International Conference of Production Research America´s 2012), Santiago, 2012. Proceedings of ICPR-AR 2012.Santiago : USACH, 2012. Available from: http://icpr2012.usach.cl/.
  • SILVA, Eduardo Margara da, LAURINDO, F. J. B., e AMATO NETO, João. CADEIAS PRODUTIVAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO NUMA REDE DE COOPERAÇÃO DO SETOR IMOBILIÁRIO, ALAVANCADA NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO'. In SIMPEP 2012, Bauru, 2012. Anais do SIMPEP 2012.Bauru : UNESP, 2012.
  • SILVA, Eduardo Margara da, LAURINDO, F. J. B., e CARVALHO, M.M. A Formulação de Estratégias Competitivas para Serviços de Telefonia Fixa no Mercado Brasileiro. In SIMPOI 2005 Simpósio de Administração, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, 2005. Anais do VIII SIMPOI - Operações: Inovações e Tendências.São Paulo : FGV-SP, 2005.
  • SILVA, Eduardo Margara da, LAURINDO, F. J. B., e PESSÔA, M. S. P. FÁBRICAS DE SOFTWARE: O SUCESSO DEPENDE MAIS DO PROJETO, DOSFORNECEDORES OU DOS GESTORES? ESTUDO DE CASO NUMA OPERADORA DE TELECOMUNICAÇÕES. In 3º CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, 2006. Anais do 3º CONTECSI.São Paulo : TECSI FEA USP, 2006.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.