• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2018.tde-24092018-151021
Documento
Autor
Nome completo
Olavo Viana Cabral Netto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Martelanc, Roy
Moraes, Renato de Oliveira
Oliveira, Claudio Luis Cruz de
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Título em português
Inteligência competitiva: uma proposta de monitoramento ambiental através de simulação dinâmica de mercados.
Palavras-chave em português
Equilíbrio walrasiano
Inteligência competitiva
Mercados
Monitoramento ambiental
Negócios (Modelos)
Resumo em português
No estudo recente da Inteligência Competitiva (IC), aponta-se a necessidade de se obter uma compreensão mais quantitativa do ambiente de negócios e suas relações entre os diversos agentes econômicos com o propósito de desenvolvimento de ferramentas úteis aos profissionais de IC. Nesse sentido, o pleno entendimento da dinâmica competitiva se apresenta como alicerce fundamental na qual os produtos de IC devem ser ancorados para cumprir com seu papel nas organizações. Sob essa perspectiva, o presente trabalho se apresenta como uma proposta à compreensão do papel da IC nas organizações sugerindo um meta modelo da dinâmica competitiva. Inicia-se com foco em identificar e delimitar o papel da IC nas organizações tendo como base o constructo de modelo de negócios que tem obtido destaque na literatura, conhecido como Modelo Canvas, e como resultado é proposto um modelo do papel da IC, obtido a partir da triangulação dos métodos de pesquisa survey e desenvolvimento teórico-conceitual. Na sequência, visando a compreensão quantitativa da dinâmica competitiva, aprofundam-se as discussões microeconômicas de interação entre os agentes econômicos e, para isso, adota-se o conceito neoclássico de Equilíbrio Walrasiano e projetam-se as influências recíprocas dos agentes no ambiente de negócios a partir dos conceitos de equilíbrio da Teoria dos Jogos. Como exemplo, é realizada a discussão e a modelagem matemática desta interação para a estrutura de mercado de oligopólio na qual se obtém um meta modelo para construção de cenários de decisão. Desta forma, essa tese representa uma evolução na construção da teoria de IC, em seu sentido mais quantitativo que ainda é pouco explorado na literatura. Com isso, espera-se que este trabalho estimule novos esforços no sentido quantitativo com vista ao desenvolvimento de melhores ferramentas à prática da IC.
Título em inglês
Competitive intelligence: a proposal for environmental scanning using dynamic simulation of markets.
Palavras-chave em inglês
Business model
Competitive intelligence
Environmental scanning
Walrasian equilibrium
Resumo em inglês
Recent studies in Competitive Intelligence (CI) area point out that is a need to obtain a better comprehension of business environment in a quantitative perspective - speacially the relationships among several economic agents - focus on developing useful tools for CI professionals. In this sense, a plenty knowledge of competitive dynamics presents itself as an essential foundation on which CI products must be established to fulfill its role in any organization. From this perspective, this paper offers a proposal to an understanding of CI organizational role, including a suggestion of competitive dynamics meta model. This paper starts with focus on identify and delineate the CI organizational based on the most referenced business model reference - known as Canvas Model - and thus it proposes its CI organizational role model through triangulation of a survey research and a theoretical-conceptual development. After that, it focus on microeconomics discussion about the interaction among economic agents in a quantitative perspective and, to do so, Walrasian Equilibrium theory is adopted as a background of their relationship projections in the business environment using Game Theory. In addition, this paper promotes a mathematical discussion of this dynamics in an oligopoly market structure in which it obtains a meta model for building decision scenarios. In this way, this thesis represents an evolution in the construction of CI theory in a quantitative way that is not completed explored in literature yet. Finally, one should believe that this work might will stimulate new efforts to develop better CI tools for CI professionals.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-12-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.